FISIOTERAPIA ALÉM DAS ESPECIALIDADES: CONHECIMENTO DO ALUNATO SOBRE A INSERÇÃO DO FISIOTERAPEUTA EM SAÚDE COLETIVA

Autores

  • Elizabeth Leite Barbosa Universidade Federal de Sergipe
  • Tiago Pinheiro Vaz de Carvalho Universidade Federal de Sergipe
  • Miburge Bolívar Gois Júnior Universidade Federal de Sergipe
  • Karina Conceição Gomes de Araújo Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v2n3p39

Palavras-chave:

Saúde Pública. Fisioterapia. Modelos Educacionais.

Resumo

O objetivo desse estudo foi verificar a expectativa dos alunos do curso de fisioterapia sobre a atuação do fisioterapeuta em saúde coletiva e possíveis informações sobre a inserção deste profissional na Equipe de Saúde da Família. Este estudo foi realizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS), com acadêmicos de dois campi, os quais adotam modelos metodológicos educacionais diferentes. Utilizou-se um questionário contendo questões de múltipla escolha. Os dados obtidos sofreram tratamento estatístico descritivo através do programa Microsoft Office Excel 2007 por meio de distribuições absolutas e percentuais. Aproximadamente 90% dos alunos dos dois cursos consideraram entre importante e muito importante a atuação do fisioterapeuta, assim como a preparação e qualificação do atendimento desse profissional na rede pública de saúde. Contudo, a metodologia de ensino, a matriz curricular e a existência de fisioterapeutas no NASF no municipio de Lagarto-SE colaboraram para uma maior imersão do alunato desse curso em relação aos aspectos de saúde coletiva.

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Publicado

23-11-2015