A contribuição da Educação Permanente para o enfrentamento da violência de gênero

Autores

  • Maciana de Freitas e Souza UERN
  • João Victor Ferreira Araújo
  • Debora Rute de Paiva mota
  • Ronally Dart de oliveira
  • Ana Luiza Pereira Holanda unp

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n2p235-241

Palavras-chave:

Educação a distância, Educação permanente, Violência de gênero.

Resumo

O presente manuscrito tem como objetivo relatar a experiência enquanto participantes do curso “Para elas: atenção integral à saúde da mulher em situação de violência” em ambiente virtual de aprendizagem pela plataforma UNASUS em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O curso em questão tinha como objetivo discutir o aumento da violência contra as mulheres e sua interface com a saúde bem como apresentar a importância dos profissionais da Atenção Básica fortalecer as ações com vistas a garantia de direitos. Os temas abordados enfatizaram a contribuição das políticas públicas e a atuação da rede de proteção no enfrentamento à violência contra as mulheres.

Biografia do Autor

Maciana de Freitas e Souza, UERN

bacharela em serviço social pela Universidade do estado do Rio Grande do Norte – (UERN). Pós Graduada em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela instituição Faculdade Vale do Jaguaribe.

João Victor Ferreira Araújo

Graduando em Farmácia: Universidade CEUMA (São Luís - MA)

Debora Rute de Paiva mota

bacharela em serviço social pela Universidade do estado do Rio Grande do Norte – (UERN). Pós Graduada em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela instituição Faculdade Vale do Jaguaribe.

Ronally Dart de oliveira

graduada em Enfermagem pela Universidade do estado do Rio Grande do Norte – (UERN). Pós Graduada em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela instituição Faculdade Vale do Jaguaribe.

Ana Luiza Pereira Holanda, unp

bacharela em serviço social pela unp,  Pós Graduada em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela instituição Faculdade Vale do Jaguaribe.

Referências

Pasinato W. Acesso à justiça e violência doméstica e familiar contra as mulheres: as percepções dos operadores jurídicos e os limites para a aplicação da lei Maria da Penha. Revista Direito GV. 2015;11(2): 407-28.

Pereira IB, Ramos MN. Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2006.

Oliveira AVN. Educação à Distância como estratégia para a educação permanente em saúde: possibilidades e desafios. Rev. Bras. Enferm. 2007;60(5):585-9.

Downloads

Publicado

2020-09-23

Como Citar

Souza, M. de F. e, Araújo, J. V. F., mota, D. R. de P., de oliveira, R. D., & Holanda, A. L. P. (2020). A contribuição da Educação Permanente para o enfrentamento da violência de gênero. aúde m edes, 6(2), 235–241. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n2p235-241

Edição

Seção

Relato de Experiência