“Por onde andei”: vivências de acadêmicos de enfermagem na atenção primária à saúde
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p293-304Resumo
Objetivo: Relatar as atividades de campo realizadas por acadêmicos de enfermagem em um Centro Saúde da Família de Sobral, Ceará. Metodologia: Relato de experiência, de cunho descritivo e abordagem qualitativa, referente às atividades propostas pelo módulo Atenção Básica à Saúde II do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú. As vivências se deram por meio de visitas técnicas no território de estudo durante março, abril e maio de 2018. Utilizou-se um roteiro semiestruturado para nortear as atividades, que consistiram em observação participante, realização de visitas domiciliares e aplicação de ferramentas de avaliação familiar. As informações coletadas foram organizadas em relatórios de vivências e diários de campo. Resultados: As vivências dentro dos serviços de saúde foram essenciais no processo formativo acadêmico-profissional dos estudantes de enfermagem, proporcionando saberes e conhecimentos a respeito da organização dos serviços na Atenção Primária à Saúde e da atuação do enfermeiro nesse âmbito, oportunizando um aprendizado mais efetivo para além dos muros da Universidade. Considerações finais: O estudo possibilitou a inserção inicial nesse campo de atuação da profissão, potencializando os conhecimentos e habilidades necessárias para a prestação de uma assistência qualificada e resolutiva.Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde; Enfermagem em Saúde Comunitária; Saúde da família.Referências
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