Prevalência e Fatores Associados a Transtornos Mentais Entre Universitários da Área da Saúde: Revisão de Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n1p249-263

Palavras-chave:

Saúde mental, Transtornos mentais, Serviços de saúde para estudantes, Depressão, Ansiedade

Resumo

Objetivos: Analisar as principais produções da literatura científica brasileira sobre a prevalência e os fatores associados aos transtornos mentais entre estudantes universitários da área da saúde. Fonte de dados: Foi realizada uma revisão narrativa da literatura nas bases de dados Scielo, PubMed e Science Direct, sendo incluídas 15 pesquisas originais sobre o tema.  Conclusão: O cuidado em saúde mental durante a graduação, com ênfase na prevenção do adoecimento mental dos estudantes da saúde, perpassa por nuances que exigem dos alunos diversas adaptações. É urgente e necessário o envolvimento das instituições de ensino no desenvolvimento de políticas educacionais e oferta de serviços de suporte terapêutico nesse processo.Palavras-chave: Saúde Mental. Transtornos Mentais. Serviços de Saúde para Estudantes. Depressão. Ansiedade.

Biografia do Autor

Gabriel Angelo de Aquino, Universidade Federal do Ceará

Enfermeiro. Mestre e Doutorando do Departamento de Fisiologia e Farmacologia. Universidade Federal do Ceará.

Gabriel da Cruz Santos, Hospital Geral Roberto Santos

Enfermeiro. Residente em Terapia Intensiva. Hospital Geral Roberto Santos.

Ana Rízzia Cunha Cordeiro Forte, Universidade Federal do Ceará

Médica Psiquiatra. Mestra pelo Departamento de Fisiologia e Farmacologia. Universidade Federal do Ceará.

Camilla Teixeira Pinheiro Gusmão, Universidade Federal do Ceará

Médica Psiquiatra. Mestranda do Departamento de Fisiologia e Farmacologia. Universidade Federal do Ceará.

Karoline Lima Vieira, Universidade Federal do Ceará

Bióloga. Mestranda do Departamento de Fisiologia e Farmacologia. Universidade Federal do Ceará.

Victoria Pinheiro Silveira Prata, Centro Universitário Christus

Graduanda em Medicina. Faculdade de Medicina. Centro Universitário Christus.

Gabriel Magalhães Torquato, Universidade Federal do Ceará

Graduando em Medicina. Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Ceará.

Morgana Carla Souza Torres, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira.Mestranda do Departamento do Departamento de Fisiologia e Farmacologia. Universidade Federal do Ceará

Larissa Alexandrino de Oliveira, Centro Universitário Christus

Graduanda em Medicina. Faculdade de Medicina. Centro Universitário Christus.

Marianna Letícia Vasconcelos Patrocínio, Centro Universitário Christus

Graduanda em Medicina. Faculdade de Medicina. Centro Universitário Christus.

Silvânia Maria Mendes Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Doutora em Farmacologia. Professora do Departamento de Fisiologia e Farmacologia. Universidade Federal do Ceará.

Referências

Leão AM, Gomes IP, Ferreira MJM, Cavalcanti LP de G. Prevalência e Fatores Associados à Depressão e Ansiedade entre Estudantes Universitários da Área da Saúde de um Grande Centro Urbano do Nordeste do Brasil. Rev Bras Educ Med. 2018 Dec;42(4):55–65.

Fernandes MA, Vieira FER, Silva JS e, Avelino FVSD, Santos JDM, Fernandes MA, et al. Prevalence of anxious and depressive symptoms in college students of a public institution. Rev Bras Enferm. 2018;71(suppl 5):2169–75.

Lima MCP, Domingues M de S, Cerqueira AT de AR. Prevalência e fatores de risco para transtornos mentais comuns entre estudantes de medicina. Rev Saude Publica. 2006 Dec;40(6):1035–41.

Graner KM, Cerqueira AT de AR. Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Cien Saude Colet [Internet]. 2019 Apr [cited 2020 Jul 23];24(4):1327–46. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232019000401327&tlng=pt.

Conley CS, Durlak JA, Kirsch AC. A Meta-analysis of Universal Mental Health Prevention Programs for Higher Education Students. Prev Sci [Internet]. 2015 May 7;16(4):487–507. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25744536/.

Facundes VLD, Ludermir AB. Common mental disorders among health care students. Rev Bras Psiquiatr [Internet]. 2005;27(3):194–200. Available from: https://www.scielo.br/pdf/rbp/v27n3/a07v27n3.pdf.

Rezende CHA de, Abrão CB, Coelho EP, Passos LB da S. Prevalência de Sintomas Depressivos entre Estudantes de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2008;32(3):315–23. Available from: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v32n3/v32n3a06.pdf.

Furegato ARF, Santos JLF, Silva EC da. Depressão Entre Estudantes De Enfermagem Relacionada À Auto-Estima, À Percepção Da Sua Saúde E Interesse Por Saúde Mental. Rev Latino-am Enferm [Internet]. 2008;16(2). Available from: https://www.scielo.br/pdf/rlae/v16n2/pt_05.pdf.

Jennifer H, Daniel E. Social support and mental health among college students. Am J Orthopsychiatry. 2009;79(4):491–9.

Khallad Y, Jabr F. Effects of perceived social support and family demands on college students’ mental well-being: A cross-cultural investigation. Int J Psychol. 2016;51(5):348–55.

Games N, Thompson CL, Barrett P. A randomised controlled trial of the Adult Resilience Program: A universal prevention program. Int J Psychol. 2019;ijop.12587.

Thompson G, McBride RB, Hosford CC, Halaas G. Resilience Among Medical Students: The Role of Coping Style and Social Support. Teach Learn Med. 2016;28(2):174–82.

Garro IMB, Camillo SDO, Nóbrega MDPSDS. Depressão em graduandos de enfermagem. ACTA Paul Enferm. 2006;19(2):162–7.

Ribeiro IM, Patrício ZM, Reis AE dos, Santos EM dos. Repercussões do processo ensino-aprendizagem na qualidade de vida-saúde de acadêmicos: entre possibilidades e limitações. Reme - Rev Min Enferm [Internet]. 2010;14(1):96–102. Available from: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/93#

Durlak JA, Weissberg RP, Dymnicki AB, Taylor RD, Schellinger KB. The Impact of Enhancing Students’ Social and Emotional Learning: A Meta-Analysis of School-Based Universal Interventions. Child Dev [Internet]. 2011;82(1):405–32. Available from: https://www.casel.org/wp-content/uploads/2016/08/PDF-3-Durlak-Weissberg-Dymnicki-Taylor-_-Schellinger-2011-Meta-analysis.pdf.

Organização Mundial da Saúde. Organização Panamericana da Saúde. Folha informativa - Depressão [Internet]. Brasília; 2018 [cited 2020 Aug 5]. Available from: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5635:folha-informativa-depressao&Itemid=1095.

Organização Mundial da Saúde. Organização Panamericana da Saúde. Folha informativa - Suicídio [Internet]. Brasília; 2018 [cited 2020 Aug 5]. Available from: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5671:folha-informativa-suicidio&Itemid=839.

Amaral GF do, Gomide LM de P, Batista M de P, Píccolo P de P, Teles TBG, Oliveira PM de, et al. Sintomas depressivos em acadêmicos de medicina da Universidade Federal de Goiás: Um estudo de prevalência = Depressive symptoms in medical students of Universidade Federal de Goiás: A prevalence study. Rev Psiquiatr do Rio Gd do Sul [Internet]. 2008;30(2):124–30. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rprs/v30n2/v30n2a08%0Ahttp://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=psyh&AN=2009-05471-004&lang=es&site=ehost-live%0Ahttp://gfamaral@persogo.com.br.

Regehr C, Glancy D, Pitts A. Interventions to reduce stress in university students: A review and meta-analysis. J Affect Disord. 2013;148(1):1–11.

Conley CS, Durlak JA, Dickson DA. An Evaluative Review of Outcome Research on Universal Mental Health Promotion and Prevention Programs for Higher Education Students. J Am Coll Heal [Internet]. 2013 Jul;61(5):286–301. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23768226/

Šouláková B, Kasal A, Butzer B, Winkler P. Meta-Review on the Effectiveness of Classroom-Based Psychological Interventions Aimed at Improving Student Mental Health and Well-Being, and Preventing Mental Illness. J Prim Prev. 2019;40(3):255–78.

Karaca A, Yildirim N, Cangur S, Acikgoz F, Akkus D. Relationship between mental health of nursing students and coping, self-esteem and social support. Nurse Educ Today. 2019;76:44–50.

Cavestro JDM, Rocha FL. Prevalência de depressão entre estudantes universitários. J Bras Psiquiatr [Internet]. 2006;55(4):264–7. Available from: https://www.scielo.br/pdf/jbpsiq/v55n4/a01v55n4.pdf.

Witt K, Boland A, Lamblin M, McGorry PD, Veness B, Cipriani A, et al. Effectiveness of universal programmes for the prevention of suicidal ideation, behaviour and mental ill health in medical students: A systematic review and meta-analysis. Evid Based Ment Health. 2019;22(2):84–90.

Storrie K, Ahern K, Tuckett A. A systematic review: Students with mental health problems-A growing problem. Int J Nurs Pract. 2010;16(1):1–6.

Stubbs A. Reducing mental illness stigma in health care students and professionals: A review of the literature. Australas Psychiatry. 2015;22(6):579–84.

Chaves E de CL, Iunes DH, Moura C de C, Carvalho LC, Silva AM, Carvalho EC de. Ansiedade e espiritualidade em estudantes universitários: um estudo transversal. Rev Bras Enferm [Internet]. 2015;68(3):504–9. Available from: https://www.scielo.br/pdf/reben/v68n3/0034-7167-reben-68-03-0504.pdf.

Moir F, Yielder J, Sanson J, Chen Y. Depression in medical students: current insights. Adv Med Educ Pract. 2018;Volume 9:323–33.

Eisenberg D, Golberstein E, Hunt JB. Mental Health and Academic Success in College. B E J Econom Anal Policy [Internet]. 2009 Sep 15;9(1). Available from: http://www.degruyter.com/view/j/bejeap.2009.9.1/bejeap.2009.9.1.2191/bejeap.2009.9.1.2191.xml.

Silva A de O, Cavalcante Neto JL. Associação entre níveis de atividade física e transtorno mental comum em estudantes universitários. Motricidade. 2014 Mar;10(1):49–59.

Downloads

Publicado

2022-05-10

Edição

Seção

Artigo de Revisão