Implantação de um serviço de teletriagem para atendimento de casos suspeitos de COVID-19: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n2Supp115-122

Palavras-chave:

COVID-19, Teletriagem Médica, Tecnologia Aplicada à Assistência à Saúde, Planejamento em Saúde, Gestão em Saúde.

Resumo

Objetivo: O objetivo desse artigo é apresentar um relato de experiência sobre a implantação de um serviço de teletriagem para orientação da população sobre COVID-19. Métodos: O Programa SOS UNESC – Covid-19 é um serviço ofertado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, localizada em Criciúma/SC. Consiste em um serviço de triagem referenciada virtual, que utiliza uma plataforma de mensagens instantâneas para tirar dúvidas e dar encaminhamentos adequados às demandas relacionadas a COVID-19 à população da região sul catarinense. Resultados: Durante o período entre 23 de março a 14 de maio de 2020 foram realizados 1.337 autoatendimentos e atendimentos por residentes e/ou médicos, prestados a mais de 20 cidades catarinenses. Além disso, tem estabelecido um canal de comunicação com a comunidade, transmitindo informações com credibilidade e segurança. Conclusões: O uso da tecnologia se mostra eficiente ao ofertar informação correta e segura à população. É uma ferramenta importante para manutenção da população em suas casas, com acesso a profissionais de saúde, permitindo-lhes decidir com segurança a necessidade de procura de um serviço de saúde presencialmente. Ferramentas como o SOS UNESC COVID-19 apoiam a gestão do cuidado e enfrentamento da pandemia. 

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Publicado

2020-09-14

Como Citar

Tomasi, C. D., Arent, C. O., Generoso, L. T., da Rosa, M. I., Ceretta, L. B., & Ceretta, R. A. (2020). Implantação de um serviço de teletriagem para atendimento de casos suspeitos de COVID-19: relato de experiência. aúde m edes, 6(2Sup), 115–122. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n2Supp115-122