ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS PARA AUMENTAR A ADESÃO AO EXAME PAPANICOLAU: a experiência da UBSF O-16, Manaus-AM.

Autores

  • Thalita Renata Oliveira das Neves Guedes Secretaria Municipal de Saúde de Manaus Instituto Leônidas e Maria Deane https://orcid.org/0000-0002-0146-2755
  • Josefa de Abreu Pereira Filha Escola de Saúde Pública de Manaus Secretaria Municipal de Saúde
  • Roxana Maribel Santillan Espinar Escola de Saúde Pública de Manaus Secretaria Municipal de Saúde
  • Rose Frank Paulina De Souza Escola de Saúde Pública de Manaus Secretaria Municipal de Saúde
  • Edmary Ribeiro Cavalcante Escola de Saúde Pública de Manaus Secretaria Municipal de Saúde
  • André Silva Veiga Escola de Saúde Pública de Manaus Secretaria Municipal de Saúde
  • Izi Caterini Paiva Alves Martinelli dos Santos Instituto Leônidas e Maria Deane – ILMD/Fiocruz Amazônia https://orcid.org/0000-0002-3641-0859
  • Júlio César Schweickardt Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia Instituto Leônidas e Maria Deane – ILMD/Fiocruz https://orcid.org/0000-0002-8349-3482
  • Ivamar Moreira da Silva Escola de Saúde Pública de Manaus Secretaria Municipal de Saúde

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n2p61-71

Resumo

O câncer do colo do útero é um problema de saúde pública no Brasil e atinge principalmente mulheres com maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde, o exame papanicolau é de suma importância na prevenção do câncer de colo do útero. Objetivo: de Relatar os resultados das atividades educativas realizadas para usuárias da UBSF O-16 localizada no bairro da Compensa III, Manaus-AM, com a finalidade de aumentar a adesão ao exame Papanicolau. Método: A pesquisa-ação foi realizada em quatro etapas, sendo a inicial a capacitação da equipe de saúde e a criação do fluxo de atendimento, seguida da sensibilização dos(as) usuários(as) através da roda de conversa e oficina educativa com as mulheres na faixa etária estabelecida e no final a análise dos dados. Conclusões: Os resultados mostraram um aumento de 36,4% de coletas na faixa etária, em relação ao mesmo período do ano anterior. Conclui-se que a adequação no processo de trabalho, a implantação do fluxograma de atendimento e o aumento da oferta de coletas, culminaram em modificações de posturas cristalizadas, de modo a permitir o vínculo entre a equipe e as usuárias.

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Guedes, T. R. O. das N., Pereira Filha, J. de A., Espinar, R. M. S., Souza, R. F. P. D., Cavalcante, E. R., Veiga, A. S., Santos, I. C. P. A. M. dos, Schweickardt, J. C., & Silva, I. M. da. (2021). ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS PARA AUMENTAR A ADESÃO AO EXAME PAPANICOLAU: a experiência da UBSF O-16, Manaus-AM. aúde m edes, 7(2), 61–71. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n2p61-71

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