Implementação da consulta de enfermagem do adolescente em um Ambulatório Escola: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p41-57Palavras-chave:
Consulta de Enfermagem, Adolescente, Assistência ambulatorial, Educação em Saúde, Formação Profissional em SaúdeResumo
Resumo Objetivo: relatar a implementação da consulta de enfermagem do adolescente em um ambulatório escola de uma Instituição de Ensino Superior na cidade de Petrópolis/RJ. Método: tratou-se de relato de experiência, desenvolvido nos seguintes momentos: identificação de necessidades; concepção; aprovação junto à IES; estabelecimento de parcerias; divulgação para o público-alvo; e operacionalização da consulta. Resultados: no período de julho a dezembro de 2016 foram realizados 64 atendimentos no ambulatório, além de diversas salas de espera e de ações de educação em saúde em escolas. Mediante trabalho em equipe multidisciplinar foi possível planejar e oferecer um serviço bem estruturado com vistas ao acompanhamento efetivo dos adolescentes. Além disso, houve criação de vínculos e confiança com a comunidade e aprimoramento da formação dos estudantes de Enfermagem. Como esforço coletivo e grande impacto dessa medida, têm-se uma demanda que segue em crescimento. Conclusões: a implementação da consulta de enfermagem do adolescente foi essencial no Ambulatório Escola, pois os adolescentes necessitavam de cuidados e de um espaço onde pudessem ser ouvidos, acolhidos e empoderados quanto ao seu autocuidado e sua saúde nessa fase de mudanças, questionamentos e possíveis vulnerabilidades. Palavras-chave: Consulta de Enfermagem; Adolescente; Assistência ambulatorial; Educação em Saúde; Formação Profissional em Saúde. Abstract Objective: to report the implementation of the adolescent's nursing consultation in an outpatient school of a Higher Education Institution in the city of Petrópolis/RJ. Method: it was an experience report, developed in the following moments: identification of needs; conception; approval by IES; establishment of partnerships; disclosure to the target audience; and operationalization of the consultation. Results: from July to December 2016, 64 outpatient visits were carried out, in addition to several waiting rooms and health education actions in schools. Through multidisciplinary teamwork, it was possible to plan and offer a well-structured service with a view to effective monitoring of adolescents. In addition, there was the creation of bonds and trust with the community and improvement of the training of Nursing students. As a collective effort and great impact of this measure, there is a demand that continues to grow. Conclusions: the implementation of the adolescent's nursing consultation was essential in the School Outpatient Clinic, as the adolescents needed care and a space where they could be heard, welcomed and empowered regarding their self-care and their health in this phase of changes, questions and possible vulnerabilities. Keywords: Nursing Consultation; Adolescent; Outpatient care; Health education; Professional Health Training.Referências
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