Implementação da consulta de enfermagem do adolescente em um Ambulatório Escola: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p41-57

Palavras-chave:

Consulta de Enfermagem, Adolescente, Assistência ambulatorial, Educação em Saúde, Formação Profissional em Saúde

Resumo

Resumo Objetivo: relatar a implementação da consulta de enfermagem do adolescente em um ambulatório escola de uma Instituição de Ensino Superior na cidade de Petrópolis/RJ. Método: tratou-se de relato de experiência, desenvolvido nos seguintes momentos: identificação de necessidades; concepção; aprovação junto à IES; estabelecimento de parcerias; divulgação para o público-alvo; e operacionalização da consulta. Resultados: no período de julho a dezembro de 2016 foram realizados 64 atendimentos no ambulatório, além de diversas salas de espera e de ações de educação em saúde em escolas. Mediante trabalho em equipe multidisciplinar foi possível planejar e oferecer um serviço bem estruturado com vistas ao acompanhamento efetivo dos adolescentes. Além disso, houve criação de vínculos e confiança com a comunidade e aprimoramento da formação dos estudantes de Enfermagem. Como esforço coletivo e grande impacto dessa medida, têm-se uma demanda que segue em crescimento. Conclusões: a implementação da consulta de enfermagem do adolescente foi essencial no Ambulatório Escola, pois os adolescentes necessitavam de cuidados e de um espaço onde pudessem ser ouvidos, acolhidos e empoderados quanto ao seu autocuidado e sua saúde nessa fase de mudanças, questionamentos e possíveis vulnerabilidades. Palavras-chave: Consulta de Enfermagem; Adolescente; Assistência ambulatorial; Educação em Saúde; Formação Profissional em Saúde. Abstract Objective: to report the implementation of the adolescent's nursing consultation in an outpatient school of a Higher Education Institution in the city of Petrópolis/RJ. Method: it was an experience report, developed in the following moments: identification of needs; conception; approval by IES; establishment of partnerships; disclosure to the target audience; and operationalization of the consultation. Results: from July to December 2016, 64 outpatient visits were carried out, in addition to several waiting rooms and health education actions in schools. Through multidisciplinary teamwork, it was possible to plan and offer a well-structured service with a view to effective monitoring of adolescents. In addition, there was the creation of bonds and trust with the community and improvement of the training of Nursing students. As a collective effort and great impact of this measure, there is a demand that continues to grow. Conclusions: the implementation of the adolescent's nursing consultation was essential in the School Outpatient Clinic, as the adolescents needed care and a space where they could be heard, welcomed and empowered regarding their self-care and their health in this phase of changes, questions and possible vulnerabilities. Keywords: Nursing Consultation; Adolescent; Outpatient care; Health education; Professional Health Training.

Biografia do Autor

SIMONE FÁTIMA DE AZEVEDO, Universidade Federal Fluminense - UFF Mestrado Profissional em Ensino na Saúde – MPES/UFF Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto - UNIFASE, Petrópolis, RJ, Brasil

Bacharel e licenciada em Enfermagem pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto – FASE/RJPós-graduada em Enfermagem em Pediatria e Neonatologia pela Faculdade UnyleyaMestranda do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde – MPES/UFFEnfermeira docente no Colégio Santa Catarina, Petrópolis, RJ, BrasilPreceptora de Estágio Supervisionado em Rede Ambulatorial, do Módulo de Enfermagem do Adolescente, do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto - UNIFASE, Petrópolis, RJ, Brasil

Lívia da Silva Firmino dos Santos, Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto - UNIFASE, Petrópolis, RJ, Brasil

Bacharel e Licenciada em Enfermagem pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto – FASE/RJPós-graduada em Enfermagem do Trabalho pela FASE/RJEspecialista em Preceptoria no SUS, pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e PesquisaMestre em Ciências do Cuidado em Saúde pela Universidade Federal Fluminense – UFF/RJCoordenadora do Estágio Supervisionado em Rede Ambulatorial do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto - UNIFASE, Petrópolis, RJ, Brasil

Deison Alencar Lucietto, Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, Brasil

Cirurgião-dentista pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RSMestre e Doutor em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ/RJProf. Adjunto do Departamento de Saúde e Sociedade, Instituto de Saúde Coletiva – MSS/ISCUniversidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, Brasil

Elaine Antunes Cortez, Escola de Enfermagem – MEP/EEAAC - Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, Brasil

Bacharel e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense - UFF/RJMestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO/RJDoutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/RJProfª Associada do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica (MEP), Escola de Enfermagem – MEP/EEAAC - Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, Brasil

Cláudia Maria Messias, MEP/EEAAC - Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, Brasil

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Barra Mansa /RJMestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO/RJDoutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -EEAAC UFRJ/RJProfª Adjunta do Departamento Materno Infantil e Psiquiatria, Escola de Enfermagem – MEP/EEAAC - Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, Brasil

Mônica Virgínia da Silva, Colégio Santa Catarina (CSC), Petrópolis, RJ, Brasil

Bacharel e licenciada em Enfermagem pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto – FASE/RJPós-graduada em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade UNISUAMEnfermeira docente no Colégio Santa Catarina, Petrópolis, Brasil

Referências

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Publicado

2022-11-19

Como Citar

FÁTIMA DE AZEVEDO, S., da Silva Firmino dos Santos, L., Alencar Lucietto, D., Antunes Cortez, E., Maria Messias, C., & Virgínia da Silva, M. (2022). Implementação da consulta de enfermagem do adolescente em um Ambulatório Escola: relato de experiência. aúde m edes, 8(sup2), 41–57. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p41-57

Edição

Seção

Relato de Experiência