Implantação do Time de Resposta Rápida em um Hospital Público Pediátrico

Implementation of the Rapid Response Team in a Pediatric Public Hospital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n3.4090

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever a experiência na implantação e condução do trabalho do TRR em um hospital público pediátrico 100% SUS, indicando fatores que funcionaram como facilitadores e dificultadores desta implantação. Realizado estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência. Na implantação do TRR na enfermaria A do HINSG/Milena, foram identificados vários fatores que funcionaram como facilitadores para a esta implantação, dentre elas o envolvimento de grande parte da equipe em todas as etapas. Quanto aos dificultadores cita-se a demora na aquisição dos equipamentos, materiais e insumos, face às questões legais e burocráticas no processo de licitação e compras; grande esforço para adaptar as escalas dos profissionais a realidade do serviço; demora no processo de capacitação dos médicos da equipe; resistência de alguns profissionais por não compreenderem a magnitude do TRR na realidade local. A implantação do TRR na pode oferecer subsídios para reorganização dos processos de trabalho.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Boninsenha, Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação

Bolsista do ICEPI na Pós graduação de Medicina hospitalar. Coordenadora do Ciclo do Doador do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo - HEMOES até 2020. Gerente de Enfermagem do Hospital estadual Infantil e maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves de maio/2019 a fevereiro/2020. Chefe do Núcleo Especial de Vigilância sanitária do Estado do Espírito Santo em 2017.

Vanessa Delfino Moraes, Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação

Médica, pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, 2013. Pediatra, pelo Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, 2016. Pós Graduada em Medicina Hospitalar pelo ICEPi / SOBRAMH (Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde / Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar), 2022. Atualmente: Médica Pediatra Hospitalista do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória.

Tatiana Kerckhoff dos Santos, Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação

Médica Pediatra pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, com área de atuação em Hematologia pediátrica pela Universidade Federal de São Paulo e pelo Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória. Possui ainda capacitação na área de Medicina Hospitalar pelo Icepi e SOBRAMH. Atualmente atua como pediatra a nível ambulatorial na Prefeitura de Vitória, como Médica Hospitalista e hematologista pediátrica no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória de Vitória. Com experiência em docência e preceptoria com residentes de pediatria e internos de medicina. Atualmente como preceptora do internato de pediatria na MULTIVIX.

Rose Lane Gomes Farias, Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação

Medica, Pós graduada pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FaCBS) - UNIG: Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, BR, 1990. Título de Especialista em Pediatria (TEP), pela Sociedade Brasileira de Pediatria(SBP), em 2001. Título de Especialista em Pediatria com área de atuação em NEONATOLOGIA (TEN), pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em 2002. Título de Especialista em TERAPIA INTENSIVA PEDIATRICA (TETIP), pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em 2003. Pós Graduação em Terapia Nutricional pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitoria(EMESCAM), em 2006. Curso de Formação de Supervisor em Medicina Hospitalar, realizado pela Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAHM e ICEPI), realizado no período de 05/07/2019 à 15/12/2019. Curso de Aperfeiçoamento em serviço denominado FORMAÇÃO DE SUPERVISORES EM MEDICINA HOSPITALAR (SOBRAHM e ICEPI), no período de 19/11/2021 a 19/08/2022. Curso de Aperfeiçoamento em serviço denominado FORMAÇÃO DE SUPERVISORES EM MEDICINA HOSPITALAR (SOBRAHM e ICEPI), período de 23/10/2020 a 11/04/2023.

Celeste Lúcio Vieira Machado, Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e pós graduada pela Faculdade de Ciências São Camilo, em Administração Hospitalar. Atualmente: Enfermeira Assistencial diarista do setor B, Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, Sede Milena Gottardi, Vitória, ES.

Filippi Almeida, Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória

Enfermeiro, graduado pela Faculdade Salesiana de Vitória (UniSales), e pós graduado pela Faculdade de Ciências São Camilo, em Urgência e Emergência. Atualmente: Enfermeiro Plantonista do setor B, Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, Sede Milena Gottardi, Vitória, ES.

André Rocha Soares , Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória

Médico, pós-graduado pela Sociedade Israelita Albert Einstein em Urgência e Emergência, e, pós graduado em Gestão em Saúde. Atualmente docente no eixo de Urgência e Emergência da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia (EMESCAM) em Vitória ES.

Downloads

Publicado

2023-09-24

Como Citar

Boninsenha, M. do C., Delfino Moraes, V., Kerckhoff dos Santos, T., Gomes Farias, R. L., Lúcio Vieira Machado, C., Almeida, F., & Rocha Soares , A. (2023). Implantação do Time de Resposta Rápida em um Hospital Público Pediátrico: Implementation of the Rapid Response Team in a Pediatric Public Hospital. aúde m edes, 9(3), 4090. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n3.4090

Edição

Seção

Relato de Experiência