Promoção a saúde do idoso: experiência de um grupo de cuidados fomentado por residentes multiprofissionais

Health promotion for the elderly: experience of a care group fostered by multidisciplinary residents

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n2.4210

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever a experiência de residentes com a criação de um grupo de cuidados e de promoção à saúde para idosas em uma unidade básica de saúde no interior do Piauí. Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo relato de experiência. Para coleta dos dados foram utilizadas as técnicas de observação participante, produção sistemática de atas sobre os encontros do grupo. Os encontros foram realizados quinzenalmente, conduzidos pela equipe de residentes. A cada encontro foi abordada uma temática de saúde relevante com outras atividades de prevenção de agravos à saúde. Os idosos se tornaram mais resilientes, aprenderam a lidar mais com as adversidades. Consideramos que durante esse percurso conseguimos prevenir um leque de doenças, dentre elas ansiedade e depressão. Também ficou evidente que a educação em saúde em grupo de convivência trouxe resultados efetivos na promoção da qualidade de vida das pessoas que integraram o estudo.

Biografia do Autor

Allana Rhamayana Bonifácio Fontenele, Universidade Federal Delta do Parnaíba

Fisioterapeuta Mestranda em Ciências Biomédicas. Universidade Federal Delta do Parnaíba. Parnaíba, PI, Brasil.

Kerolayne De Castro Fontenele

Psicóloga Especialista em Atenção Básica/ Saúde da Família na modalidade residência. Secretaria Municipal de Educação. Piracuruca, PI, Brasil.

Kayron Rodrigo Ferreira Cunha, Universidade Federal do Piauí

Enfermeiro Mestrando em Enfermagem (PPGEnf); Universidade Federal do Piauí. Teresina, PI, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-08-24

Como Citar

Fontenele, A. R. B. ., Fontenele, K. D. C. ., Cunha, K. R. F. ., & Varela, D. S. S. (2023). Promoção a saúde do idoso: experiência de um grupo de cuidados fomentado por residentes multiprofissionais: Health promotion for the elderly: experience of a care group fostered by multidisciplinary residents. aúde m edes, 9(2), 4210. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n2.4210

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)