Análise das consequências sociais e de saúde da crise humanitária nas Terras Yanomami

Analysis of the social and health consequences of the humanitarian crisis in the Yanomami lands

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n3.4223

Resumo

Objetivo: o objetivo deste estudo foi o de identificar as repercussões sociais e de saúde da crise humanitária nas terras Yanomami, conforme divulgado pela mídia. Método: trata-se de um estudo qualitativo, do tipo documental, descritivo, cujas fontes primárias utilizadas incluíram reportagens e notícias veiculadas em jornais de abrangência nacional em janeiro de 2023 e cuja pesquisa foi conduzida pela busca em arquivos on-line de jornais nacionais, utilizando palavras-chave, como "saúde de populações indígenas", "Yanomami" e "crise humanitária". Resultados: a análise das reportagens selecionadas nos principais jornais brasileiros permitiu evidenciar pontos básicos, relacionados a questões políticas, sociais e de saúde enfrentadas pelos povos Yanomami. Os achados deste estudo foram organizados em duas grandes categorias: a crise política e humanitária no território Yanomami; e aspectos de saúde e de saneamento do povo Yanomami. Conclusões: o estudo possibilitou identificar as repercussões midiáticas sobre questões sociais e de saúde, decorrentes da crise humanitária nas terras Yanomami, destacando a vulnerabilidade deste povo, diante da negligência do Estado, ao longo dos últimos anos, e evidenciando déficits das redes de atenção à saúde e fragilidades das legislações ambientais, como fatores-chave.  

Biografia do Autor

Francimeire Queiroz Ramos, Universidade Federal do Pará

Graduada em Enfermagem. Indígena da etnia Amanayé. Foi bolsista de extensão universitária do projeto Sementes da Faculdade de Enfermagem da UFPA.

Dayanne de Nazaré dos Santos, Universidade do Estado do Pará

Enfermeira pós graduada em Atenção Primária com ênfase na Estratégia Saúde da Família, realizando linhas de pesquisas voltadas para Saúde Coletiva e populações tradicionais. Mestranda de Enfermagem em Saúde Pública e Epidemiologia de Doenças na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF-UEPA/UFAM), turma 01/2021. Atuou como enfermeira na Estratégia Saúde da Família CDP, e na Unidade de Saúde da Família Sacramenta/Mucajá, município de Belém. Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) pelo Cesupa, na área de Atenção Básica/Saúde da Família. Preceptora do curso de Medicina no Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ). Atuou como Preceptora do Programa de Educação pelo Trabalho para a saúde PET-SAÚDE Interprofissionalidade em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SESMA-BELÉM). Atuou como preceptora de estágios do Curso de Enfermagem da Faculdade Cosmopolita. Atuou como Preceptora de Estágios do curso de Enfermagem na Faculdade Integrada Brasil Amazônia-FIBRA

Nádile Juliane Costa de Castro, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciências: socioambientais (NAEA/UFPA). Mestre em Doenças Tropicais (NMT/UFPA). Graduada em Enfermagem (Escola de Enfermagem Magalhães Barata/UEPA). Pós-graduada em Saúde Publica e metodologia do ensino de artes. Docente da Universidade Federal do Pará, lotada no Instituto de Ciências da Saúde. Está docente da Faculdade de Enfermagem e do Programa de Pós graduação em Enfermagem (PPGENF-UFPA). Realiza estudos com e para povos indígenas e comunidades tradicionais com interface com ambiente, diversidade, formação inclusiva e Saúde. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Diversidade, Saúde e Ambiente com e para povos indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia (GEDIVERSA). Coordena projetos e programas de extensão para fins de implementação da formação para o cuidado de povos indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia. Possui experiência em saúde indígena, IST/AIDS, ensino profissionalizante. Foi bolsista do CNPQ e CAPES via iniciação científica, mestrado e doutorado. É membro associada da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (CEBES) e Membro Associada Pesquisadora do Centro Latino Americano de Estudos em Cultura (CLAEC). Foi Coordenadora do DEAB ABEn Pará entre 2018 e 2019. 

Downloads

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Ramos, F. Q., Santos, D. de N. dos, & Castro, N. J. C. de . (2023). Análise das consequências sociais e de saúde da crise humanitária nas Terras Yanomami: Analysis of the social and health consequences of the humanitarian crisis in the Yanomami lands. aúde m edes, 9(3), 4223. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n3.4223

Edição

Seção

Artigos Originais