A determinação social da saúde em assentamentos rurais: aspectos sobre o trabalho e a saúde de camponeses criadores de bovinos, caprinos e ovinos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n2.4413

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar os aspectos do trabalho e da saúde de camponeses criadores de bovinos, caprinos e ovinos com base na determinação social da saúde. A pesquisa foi realizada em cinco assentamentos rurais no estado de Pernambuco, utilizando-se a entrevista estruturada e técnicas do diagnóstico rural participativo. A maioria dos camponeses eram do sexo masculino, com média de idade de 52,3 anos e baixa escolaridade. A renda familiar em 91,4% dos camponeses foi de um até três salários-mínimos. O trabalho com os ruminantes era realizado em sua maioria pelos homens. Os principais equipamentos de proteção individual utilizados foram: bota de borracha, chapéu e o protetor solar. Poucos camponeses (10,6%) tinham brete em suas criações. Foi observado que 25,5% dos camponeses relataram algum tipo de acidente de trabalho, 78,7% utilizavam agrotóxicos e o trabalho com os animais foi classificado como árduo. Apenas o assentamento Serra Grande contava com uma Unidade Básica de Saúde, e as principais doenças relatadas foram: Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho, hipertensão arterial, arboviroses, diabetes e esquistossomose mansoni. O trabalho dos camponeses com as criações de ruminantes é determinado socialmente pelo agronegócio e se mostrou desgastante, associado com a ausência e condições precárias dos serviços de saúde.   Palavras-chave: Acidentes de Trabalho; Agricultura Sustentável; Animais de Produção; Política de Saúde; Saúde da População Rural.

Biografia do Autor

Sebastião André Barbosa Junior, Centro Universitário UNIESP

Possuo curso técnico em Agropecuária (2003), pela Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo Antão (EAF-VSA), atual Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) campus Vitória. Tenho graduação em Medicina Veterinária (2013), e em Licenciatura em Ciências Agrícolas (2014), ambos pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Sou Especialista em Saúde Pública (2014) pela Faculdade Integrada da Vitória de Santo Antão (FAINTVISA), em Informática em Saúde (2018) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e em Saúde da Família e Comunidade, na Residência Multiprofissional da Secretária Municipal de Saúde de João Pessoa - PB (2023). Mestre em Ciência Veterinária (2016) na área de Medicina Veterinária Preventiva (Sanidade de Suínos/Desenvolvimento de Técnicas de Diagnóstico), e Doutor em Ciência Veterinária (2021) na área de Medicina Veterinária Preventiva (Sanidade de Ruminantes/Epidemiologia Veterinária), ambas pelo Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária da UFRPE (PPGMV/UFRPE). Atualmente estou atuando como Professor Universitário no Curso de Graduação em Medicina Veterinária do Centro Universitário UNIESP (Cabedelo - PB). Tenho experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase nos temas: Agricultura Familiar, Agroecologia, Etnoveterinária, Extensão Rural/Universitária, Epidemiologia, Medicina Veterinária Preventiva, Saúde Pública e Saúde Única.

Paulo Victor Rodrigues de Azevedo Lira, Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador, Secretária Estadual de Saúde de Pernambuco

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2013) e Residência (Especialização) em Saúde Coletiva pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães - CPqAM-FioCruz-PE (2016). Mestre em Ciência pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Saúde Pública do Instituto Aggeu Magalhães (IAM) - Fiocruz-PE. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Saúde Pública do Instituto Aggeu Magalhães - IAM - Fiocruz-PE (am adamento). Desde 2017 atuo como sanitarista no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Pernembuco (Cerest- PE). 

Pedro Costa Cavalcanti Albuquerque, Secretária Municipal de Saúde de Paulista-PE

Possui graduação em Medicina Veterinária (2010) e Licenciatura em Ciências Agrícolas (2015) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Sanitarista com Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (2013), Mestre (2016) e Doutor (2022) em Saúde Pública, toda formação de pós graduação pelo Instituto Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz em Pernambuco (IAM-Fiocruz/PE). Ao longo da atuação profissional esteve a frente de ações de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA), com ênfase em agroecologia e participação social, além de ações de Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho (VAPT). Atualmente é sanitarista e inspetor sanitário da Secretaria Municipal de Saúde do Paulista-PE. Possui experiência em docência na área de saúde pública, com ênfase em vigilância em saúde do trabalhador e epidemiologia. 

Idê Gomes Dantas Gurgel, Instituto Aggeu Magalhães - Fundação Oswaldo Cruz

Médica pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB - CAMPUS 1(1989), Mestre (1998) e Doutora (2007) em Saúde Pública pelo Instituto Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz-IAM/FIOCRUZ. Realizou Estágio de Doutorando (Doutorado Sandwich) na Escola de Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Manchester (UK). Trabalha no Instituto Aggeu Magalães/Fiocruz Pernambuco onde atua como Coordenadora de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde e como docente e pesquisadora no Laboratório de Saúde, Ambiente e Trabalho (LASAT) do Departamento de Saúde Coletiva. Tem desenvolvido estudos que tratam da relação Saúde, Ambiente, Trabalho e Vulnerabilizações Sociais, Análise de Política de Saúde e Translação do Conhecimento Científico para a Política de Saúde. 

Jaqueline Bianque Oliveira, Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (DB/UFRPE)

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com mestrado e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). No período de 2005-2009 atuou como Professora Visitante na Escuela de Medicina Veterinaria de la Universidad Nacional de Costa Rica (UNA). É Professora Titular da UFRPE, onde ministra as disciplinas Parasitologia Veterinária e Parasitologia Geral para os cursos de graduação em Medicina Veterinária, Bacharelado e Licenciatura Plena em Ciências Biológicas. É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Biociência Animal (PPGBA/UFRPE) e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade (PPGBIO/UFRPE). Como coordenadora do Laboratório de Parasitologia (LAPAR), desenvolve projetos de pesquisa e extensão sobre: Parasitos e Doenças Parasitárias dos Animais Domésticos e Silvestres; Ecologia de Doenças Parasitárias Zoonóticas e/ou Negligenciadas; Medicina da Conservação e Saúde Única. É coordenadora do Grupo de Estudos em Saúde Única (GESU-UFRPE) e do Grupo de Estudos de Animais Silvestres (GEAS-UFRPE); membro da Comissão de Saúde Única do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMV-PE), da Coordenação da Rede Saúde Única em Ecossistemas Aquáticos (ECOHA) e da Rede One Health Brasil (OHB). 

Aderaldo Alexandrino Freitas, Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (DMV/UFRPE)

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE -1990), Especialização em Capacitação Pedagógica de Professores / Instrutores e treinamentos na UFRPE (1993), Doutorado em Ciências Veterinárias na UFRPE (2011) na área de Epidemiologia Veterinária / Saúde Animal / Brucelose Bovina. Atualmente é Professor Adjunto responsável pela Disciplina de Epidemiologia Veterinária e Planejamento em Saúde Animal do Departamento de Medicina Veterinária (DMV) da UFRPE/Campus Recife. Colaborador do processo de implantação do Laboratório de Saúde Única, Epidemiologia e Georreferenciamento (SUEG) do DMV/UFRPE. Tendo como principais áreas de interesse: Determinantes Sociais da Saúde, Epidemiologia, Planejamento em Saúde, Saúde Coletiva e Saúde Pública.

Huber Rizzo, Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (DMV/UFRPE)

Possui graduação em medicina veterinária (2002) e residência em Clínica e Cirurgia de Grandes Animais (2003) pela Universidade de Santo Amaro-SP, mestrado e doutorado em Clínica Médica Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (2006 e 2011). Atualmente é professor da disciplina de Clínica Médica dos Ruminantes do curso de Medicina Veterinária, orientador no Programa de Pós-graduação stricto senso em Medicina Veterinária do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde em Medicina Veterinária na Área de Clínica, Cirurgia e Reprodução de Grandes Animais e coordenador do Grupo de Estudo em Buiatria do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural. Atualmente ocupa o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Buiatria e Associação Pernambucana de Buiatria.

Downloads

Publicado

2024-05-17

Como Citar

Barbosa Junior, S. A., Lira, P. V. R. de A. ., Albuquerque, P. C. C. ., Gurgel, I. G. D. ., Oliveira, J. B. ., Freitas, A. A., & Rizzo, H. (2024). A determinação social da saúde em assentamentos rurais: aspectos sobre o trabalho e a saúde de camponeses criadores de bovinos, caprinos e ovinos. aúde m edes, 10(2), 4413. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n2.4413

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)