Memórias que formam: a integração do memorial ao Trabalho de Conclusão de Curso na Medicina
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n3.4674Palavras-chave:
Educação, Educação médica, Memória, Integralidade em SaúdeResumo
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tradicionalmente marca o final da graduação e oportuniza ao estudante demonstrar os conhecimentos técnico-científicos adquiridos. No curso de Medicina do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia, essa proposta foi adaptada, com a inclusão do memorial pessoal e acadêmico na estrutura do TCC. Objetiva-se descrever acerca da vivência de três discentes na construção do TCC, com enfoque no memorial pessoal e acadêmico, bem como na apresentação e apreciação desses trabalhos na defesa pública. Apresenta-se um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Ao atribuir ao memorial uma importância tradicionalmente reservada a um trabalho acadêmico, o colegiado do curso reconhece a importância da história de vida, dos princípios, das emoções e da trajetória acadêmica de cada discente por trás da decisão de se tornar médico(a). Desse modo, o memorial acadêmico, com a análise crítica e reflexiva das atividades desenvolvidas durante o curso, é complementar às experiências despertadas pela narração autobiográfica e tem seu ápice na escolha de um produto científico que enalteça a trajetória acadêmica e expresse sentido e significado pessoal. Esse processo contribui para a formação de médicos(as) qualificados(as), responsáveis, acolhedores(as) e propositivos(as) diante dos desafios que se impõe à saúde pública.Referências
Ferri SMN, Pereira MJB, Mishima SM, Caccia-Bava MDCG, Almeida MCP. As tecnologias leves como geradoras de satisfação em usuários de uma unidade de saúde da família. Interface Comunic Saude Educ. 2007 [acesso em 3 set. 2024];11(23):515-29. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/J4NtsS774kLwwFKYV7JJs7g/.
Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução Nº 3 de 20 de junho de 2014. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União. 23 jun. 2014 [acesso em 3. Set. 2024]; Seção 1:8-11. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/Med.pdf.
Passeggi MC. Memoriais: injunção institucional e sedução autobiográfica. In: Passeggi MC, Souza EC, organizadores. (Auto)Biografia: formação, territórios e saberes. São Paulo: Paulus; Natal: EDUFRN; 2008. p. 103-32.
Barbosa TMN, Passeggi MC. Memorial Acadêmico: gênero, docência e geração. Natal: Edufrn; 2011. 214 p.
Vieira CE. Memorial acadêmico para Professor Titular. Educar Rev. 2017 [acesso em 3 set. 2024];(63):291-312. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/dyMMc8zhpvLDqLWhTPmrqYP/?lang=pt.
Universidade Federal da Bahia. Instituto Multidisciplinar em Saúde. Colegiado do curso de graduação em Medicina. Instrução Normativa Nº 01/2019. Estabelece as normas referentes ao Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Medicina do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia. 2019 [acesso em 3 set. 2024]. Disponível em: https://ims.ufba.br/sites/ims.ufba.br/files/documentos/legislacao/colegiado/in_01.2019_-_trabalho_de_conclusao_de_curso_medicina.pdf.
Medeiros JPS, Dias NDM, Lago DC, de Souza JTL, Barreto FK. Portfólio acadêmico: um método de reflexão acerca da prática médica em um momento pandêmico. Rev Docencia Ens Sup [Internet]. 27º de agosto de 2024 [acesso em 10 set. 2024];14:1-15. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/47944
Casarin ST, Porto AR. Relato de experiência e estudo de caso: algumas considerações. J Nurs Health. 2021 [acesso em 3 set. 2024];11(4):e2111221998. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/21998.
Marim CI. O papel das emoções no processo de tomada de decisão moral diante de conflitos bioéticos. Veritas (Porto Alegre). 2020 [acesso em 3 set. 2024];65(2). doi:10.15448/1984-6746.2020.2.36830.
Lacerda WMG. Memorial apresentado à Comissão Especial de Avaliação, como requisito para promoção a Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa. Universidade Federal de Viçosa; 2023.
Porto CC. Semiologia Médica. 8ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2019. 1440 p.
Silva JQG. O memorial no espaço da formação acadêmica: (re)construção do vivido e da identidade. Perspectiva. 2010 [acesso em 3 set. 2024];28(2):601-24. doi:10.5007/2175-795X.2010v28n2p601.
Laguna GGC, Gusmão ALF, Gusmão ABF, Libarino DS, Maciel FBM, da Hora PS, et al. Interface entre medicina e antropologia: o método etnográfico na formação médica. PragMATIZES Rev Latino-Am Est Cultura. 2023 [acesso em 3 set. 2024];13(24):220-34. doi:10.22409/pragmatizes.v13i24.55711.
Resolução CONSUNI nº 23. Altera a Resolução Conjunta CONSUNI/CEPEC Nº 02/2013, que regulamenta o ingresso para a Carreira de Magistério Superior e para o Cargo Isolado de Professor Titular-Livre do Magistério Superior na Universidade Federal de Goiás. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gabriela Garcia de Carvalho Laguna, Luana Kauany de Sá Santos, Fernanda Angélica da Silva, Fernanda Khouri Barreto, Danúsia Cardoso Lago, Fabrício Freire de Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).