PERFIL PROFISSIONAL TENDO O SUS COMO BASE DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA ÁREA DA SAÚDE NO PROCESSO AVALIATIVO

Autores

  • Suzana Schwerz Funghetto Universidade de Brasília
  • Sueli Macedo Silveira INEP/DAES
  • Alexandre Magno Silvino INEP/DAES
  • Margo Gomes de Oliveira Karnikowski UNB

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2015v1n3p103-120

Palavras-chave:

perfil, saúde, formação, avaliação, SUS, SINAES

Resumo

O perfil profissional comum descrito nas diretrizes da área da saúde aponta para uma formação atrelada às necessidades da população, com a diversificação dos cenários de práticas e o fortalecimento da parceria e da interação entre ensino-serviço e comunidade, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Tal discussão tem como base a concepção desse perfil construído a partir da necessidade uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva e o trabalho em equipe que atenda as necessidades de saúde da população brasileira. Este artigo traz algumas reflexões sobre a concepção de perfil profissional da área da saúde descrita nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e os resultados obtidos na avaliação in loco previstos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Foram realizadas análises descritivas em dados secundários de 1.048 avaliações no período de 2012 a 2014. Os resultados apontam para o papel da avaliação como indutora de qualidade no processo de construção dos projetos pedagógicos, bem como a necessidade de reflexão pela área sobre a concepção desse perfil profissional comum de acordo com os princípios do SUS, com a contextualização da formação em relação a região de saúde, com os problemas do país e as necessidades  de conhecimento impostas pelo mundo moderno.

Biografia do Autor

Suzana Schwerz Funghetto, Universidade de Brasília

Educadora Especial. Doutoranda do Programa de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Ciências e Tecnologias em Saúde, da Universidade de Brasília, Faculdade Ceilândia, Distrito Federal.

Sueli Macedo Silveira, INEP/DAES

Pedagoga. Servidora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Coordenadora de Avaliação de Cursos e da Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação. Brasília, DF

Alexandre Magno Silvino, INEP/DAES

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pesquisador Tecnologista da Coordenação Geral de Avaliação da Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação. Brasília, DF.

Margo Gomes de Oliveira Karnikowski, UNB

Farmacêutica. Professora doutora Programa de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Ciências e Tecnologias em Saúde, da Universidade de Brasília, Faculdade  de Ceilândia, Distrito Federal

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Publicado

2015-12-21

Como Citar

Funghetto, S. S., Silveira, S. M., Silvino, A. M., & Karnikowski, M. G. de O. (2015). PERFIL PROFISSIONAL TENDO O SUS COMO BASE DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA ÁREA DA SAÚDE NO PROCESSO AVALIATIVO. aúde m edes, 1(3), 103–120. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2015v1n3p103-120

Edição

Seção

Artigos Originais