BURNOUT E FATORES ASSOCIADOS EM DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Rosimar Souza Borges Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Iarani Galucio Lauxen Escola Superior de Teologia

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2016v2n1p97-116

Palavras-chave:

Professores, Síndrome de Burnout, Condições de trabalho

Resumo

As Universidades, nas últimas décadas, têm vivenciado problemas de recursos e condições precárias de trabalho. A partir dos anos 90, se institucionalizou uma nova forma de gestão administrativa e acadêmica que acabou impactando nos processos de trabalho e no adoecimento dos docentes do nível superior, em particular. Este artigo tem por objetivo apresentar os índices de Burnout em docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ em 2014, e investigar a correlação entre ela e características demográficas, laborais e condições de saúde e lazer. Foram entrevistados 155 docentes das áreas da saúde, exatas e humanas. Utilizou-se um instrumento auto aplicado composto por variáveis demográficas, laborais e pela escala Maslach Burnout Inventory (MBI). Os resultados apontaram que a dimensão da exaustão emocional foi a que mais apresentou fatores associados e que as mulheres mais jovens foram as mais vulneráveis nesta dimensão, evidenciando a sobrecarga de trabalho como fator de risco. Conclui-se, então, que a sobrecarga de trabalho tem funcionado como fator de risco na vida dos docentes da UFRJ, tornando-os vulneráveis ao desenvolvimento de Burnout, principalmente, no tocante a dimensão da exaustão emocional.

Biografia do Autor

Rosimar Souza Borges, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/CANOAS). Pós-graduada em Oncologia em Serviço Social pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). Graduada em Serviço Social pela UFRJ e em Direito pela Faculdade Integrada do Tapajós - FIT/PA. Atualmente é Assistente Social da UFRJ, atuando em um projeto de extensão voltado para o enfrentamento da violência contra a mulher. Coordena o Projeto: Programa de Prevenção e Enfrentamento à violência de Gênero no Centro de Referência para as Mulheres Suely de Souza Almeida, na modalidade de Programa Institucional de Bolsas de extensão - PIBEX. Possui experiência acadêmica na área da assistência social e profissional na área da saúde coletiva, saúde pública, assistência social, sócio jurídico e ensino em Serviço Social.

Iarani Galucio Lauxen, Escola Superior de Teologia

Escola Superior de Teologia-EST. Doutoranda no Programa de pós-graduação da Escola Superior de Teologia-EST, bolsista CAPES/PROEX. Mestre em Teologia. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pós-graduanda em Metodologia do Ensino Superior e Gestão de Segurança Pública. Graduada em Serviço Social. Atualmente docente do curso de Serviço Social da Universidade Luterana do Brasil-ULBRA e assistente social na Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul- SUSEPE. Autora do livro: Adolescentes, dependência química e políticas públicas, 2016. Desenvolve pesquisa na área de políticas públicas para adolescentes dependentes químicos, políticas penitenciárias a população carcerária jovem em situação de drogadição e a dimensão da espiritualidade no tratamento penal e fatores de estresse e qualidade de vida no trabalho do Técnico Superior Penitenciário-TSP. Possui experiência acadêmica na área sócio jurídica para infância e juventude e profissional nas áreas de saúde pública, saúde coletiva, saúde mental, controle social, segurança pública e ensino em Serviço Social.

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Publicado

2016-05-25

Como Citar

Borges, R. S., & Lauxen, I. G. (2016). BURNOUT E FATORES ASSOCIADOS EM DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. aúde m edes, 2(1), 97–116. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2016v2n1p97-116

Edição

Seção

Artigos Originais