ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPÉDICA (ABRAFITO): CRIAÇÃO E PERSPECTIVAS FUTURAS EM DEZ ANOS DE TRAJETÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.18310/2358-8306.v12n22.a3Palavras-chave:
Fisioterapia; Ortopedia; Traumatologia; AssociaçãoResumo
Introdução: Após duas décadas de existência, a especialidade de Fisioterapia Traumato-Ortopédica representa uma grande parcela de profissionais em todas as regiões do Brasil. Em agosto de 2013, foi criada a Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica (ABRAFITO). Este artigo tem o objetivo de descrever o histórico desde a criação, apresentar reflexões sobre o momento atual e discutir perspectivas da ABRAFITO. Desenvolvimento: Desde a sua criação, a ABRAFITO tem promovido o desenvolvimento da especialidade por meio de diversas ações, como a criação de diretorias estaduais, grupos de trabalho e comissões, a realização de eventos e a produção de materiais técnico-científicos. A associação também estabeleceu parcerias estratégicas com instituições nacionais e internacionais e com o sistema entre Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) e Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) fortalecendo o avanço da especialidade e a sua internacionalização. A associação tem atuado ativamente na educação continuada, promovendo cursos de pós-graduação e programas de residência, e na organização da prova de títulos da especialidade. Para os próximos anos, vislumbra-se a expansão de seus programas de educação, e da oferta da Pós-Graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica chancelada pela International Federation of Manual and Musculoskeletal Physical Therapists Incorporated (IFOMPT) para outras regiões do país, e o fortalecimento da colaboração com outras associações de especialidade e com o sistema COFFITO/CREFITO. Considerações finais: Após 10 anos de história, com uma trajetória marcada por conquistas e desafios, a ABRAFITO reafirma seu compromisso em promover o desenvolvimento da Fisioterapia Traumato-Ortopédica no Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.