LIGA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA PARA FORMAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Ana Larissa Costa de Oliveira Faculdade Estácio de Alagoas - ESTÁCIO/FAL Autor/a
  • Vanessa Lôbo de Carvalho Faculdade Estácio de Alagoas - ESTÁCIO/FAL Autor/a

Resumen

INTRODUÇÃO: Ligas acadêmicas são organizações estudantis que objetivam o aprofundamento sobre determinada área do saber. A liga possui como facilitadores, professores da instituição e profissionais do serviço, promovendo autonomia discente, com a realização de cursos, atividades de pesquisa e assistência em diferentes cenários de prática para a inserção dos alunos na comunidade, com atividades de promoção à saúde, prevenção e reabilitação. O papel das ligas fortalece a construção permanente e indissociável: ensino, pesquisa e extensão. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A Liga de Fisioterapia Neurológica (LIFINEU) iniciou-se em março de 2013, organizada por quatro acadêmicos do 9 º período do curso e facilitada pelo tutor responsável pela disciplina de Fisioterapia Neurológica. Tem como objetivo incluir estudantes de Fisioterapia do 7 º ao 10º período, aproximando-os precocemente à prática baseada em evidências, à assistência integral, ao aprimoramento do conhecimento dos alunos e a permissão de um maior contato entre a academia e a comunidade. Os membros promoveram cursos e reuniões científicas, levantamento de dados para elaboração de trabalhos científicos e estágios em diferentes cenários: clínica escola da instituição, hospitais e instituições não governamentais de assistência aos pacientes neurológicos. Os discentes avaliaram, através de um questionário de forma não identificada preservando o anonimato, a liga quanto as vivências com pacientes antes e depois da experiência e análise crítica dos pontos fortes e fracos. IMPACTOS: Os discentes relataram ter adquirido conhecimentos teóricos e práticos e o acompanhamento às evoluções dos pacientes, o que a disciplina não consegue contemplar; a experiência do trabalho em equipe; a importância das palestras ministradas por professores de diferentes formações ressaltando a multidisciplinaridade; o déficit de discussões de artigos e conteúdos inovadores na área de fisioterapia aplicada a neurologia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os discentes avaliaram a liga como algo inovador na instituição contribuindo na formação acadêmica e que deve ser estimulada entre os discentes da Fisioterapia.