Editorial
Resumen
A Fisioterapia tem se desenvolvido em diversas áreas, o que torna fundamental o aprimoramento do conhecimento de suas especialidades de uma forma geral. Nesse sentido, eventos científicos proporcionam a interação entre os diversos eixos temáticos. Assim, o I Simpósio de Fisioterapia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) teve por objetivo reunir pesquisadores, profissionais e acadêmicos da cidade de Macapá e do estado do Amapá; e favorecer ambiente para difusão da pesquisa e prática clínica.
O evento foi realizado no período de 2 a 3 de setembro de 2016 e congregou workshops, mesas redondas e palestras com temas relevantes na área da fisioterapia e afins, além da apresentação de trabalhos científicos. Protagonista do incentivo à produção de pesquisa científica na região norte do país, o colegiado do curso de fisioterapia entendeu como necessária a fomentação de eventos de caráter científico e que a pesquisa e sua divulgação sempre deverá, neste contexto, ser abordada como parte integrante da formação do aluno em seu pensamento crítico e fonte de regular atualização para os profissionais da região, tornando-os mais aptos a responderem às exigências da realidade social.
Os trabalhos foram organizados em diferentes eixos temáticos: cardiorrespiratória, neurofuncional, pediatria, saúde do idoso, saúde pública, saúde da mulher e traumato/ortopedia/desportiva.
Nesse sentido, a publicação desses anais visa disseminar novos conhecimentos e propiciar meios de colaboração na área da Fisioterapia nos diversos níveis de serviços e atenção à saúde das populações, por meio dos diferentes eixos temáticos.
Agradecemos a todos os congressistas, palestrantes, comissão organizadora e parceiros, os quais tornaram possível a realização desse evento. Que este tenha sido incentivo para a produção científica e disseminação do conhecimento na área de fisioterapia.
Publicado
Número
Sección
Licencia
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.