Fortalecendo a Educação Continuada em Saúde: Letramento em Saúde por meio de cursos MOOC
Strengthening Continuing Health Education: Health Literacy through MOOC Courses
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n1.4251Resumen
Objetiva-se relatar o processo de curadoria realizada em cursos MOOC, disponíveis pela plataforma Lumina educação para todos- Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS), destinados a profissionais da saúde, da educação, da assistência social, da segurança e do conselho tutelar, pois o cuidado deve permear áreas multiprofissionais. Trata-se de uma pesquisa documental que buscou obter materiais cientificamente validados por meio de revisão da literatura e dos meios de comunicação, no período compreendido entre junho e julho de 2022. A curadoria, atentou-se primordialmente ao contexto social, em particular à conturbada pandemia do Covid-19, inextricavelmente entrelaçada com a disseminação desenfreada de informações, denominadas infodemias. Ainda assim, para sustentar as discussões, propõe-se a exposição do processo de construção individual de cada curso. A realização das curadorias nos cursos MOOCs gerou uma ampla discussão em relação ao LS, o que permitiu uma abrangência temática para os profissionais da área da saúde.
Palavras-chave: Curadoria de Dados; Educação; Letramento em Saúde; Cursos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Saúde em Redes
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).