Podcast como ferramenta para acesso à informação sobre saúde, alimentação e nutrição na infância

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n2.4384

Resumen

O objetivo deste estudo é relatar a experiência do projeto Papo Seguro: diálogos sobre alimentação, nutrição e saúde na infância, no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um estudo descritivo, na modalidade de relato de experiência, desenvolvido entre março e dezembro de 2022, envolvendo Agentes Comunitários de Saúde, pais e cuidadores de crianças até a fase escolar, de duas Unidades de Saúde da Família no Município de Santo Antônio de Jesus-BA. Foram construídos e divulgados doze episódios, com temas relacionados às quatro fases da vida da criança: amamentação; alimentação complementar; alimentação do pré-escolar e alimentação do escolar. Após a divulgação dos episódios, houveram retornos dos ouvintes, os mesmos demonstraram que os conteúdos foram compreendidos, reforçaram a importância das abordagens e sugeriram continuidade dos podcasts. Conclui-se que o uso do podcast na promoção da Educação Alimentar e Nutricional, sobretudo sobre a alimentação infantil, é eficaz na propagação de informações baseada na ciência, na Atenção Básica à Saúde. Além disso, permitiu aos discentes e pesquisadores uma nova forma de se fazer saúde e a disseminação de uma tecnologia digital para a promoção da saúde no SUS.

 

Palavras-chave: Webcast; Comunicação; Nutrição da criança; Educação alimentar e nutricional.

Biografía del autor/a

  • Thaiane Veiga Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Nutricionista e Bacharela em Saúde pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

  • Maria Carla de Jesus Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana

    Nutricionista e Bacharel Interdisciplinar em Saúde; Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade Estadual de Feira de Santana.

  • Valéria Macedo Almeida Camilo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Doutora em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente; Docente do curso de Nutrição da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

  • Jerusa da Mota Santana, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Doutora em Saúde Pública. Docente do curso de Nutrição da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Publicado

2024-05-01

Número

Sección

Relato de Experiência

Cómo citar

Veiga Santos, T. ., de Jesus Souza, M. C., Macedo Almeida Camilo, V., & da Mota Santana, J. (2024). Podcast como ferramenta para acesso à informação sobre saúde, alimentação e nutrição na infância. Saúde Em Redes, 10(2), 4384. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n2.4384

Artículos más leídos del mismo autor/a