RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE SAÚDE PÚBLICA ATRAVÉS DE DISCIPLINA CONDENSADA NA GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v7n15.a6

Palavras-chave:

Fisioterapia, Saúde pública, Aprendizagem, Educação.

Resumo

Contextualização: o ensino de saúde pública nos cursos de graduação em fisioterapia tem se consolidado como um compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. Nesse sentindo, os seus currículos se esforçam para se tornar adaptados às necessidades de saúde e informados sobre possibilidades como a disciplina em formato condensado. Descrição da experiência: um relato de experiência sobre o ensino de saúde pública em formato condensado na graduação em fisioterapia, a qual foi desenvolvida em cinco semanas com três encontros semanais, entre aulas práticas e teóricas. Ao final da disciplina, foi aplicado um questionário com 12 perguntas, sendo 10 do tipo Likert e 2 abertas. Impactos: os estudantes apresentaram aquisição de conhecimento quando se comparou o antes e o depois, e mostraram-se satisfeitos com a disciplina condensada. Considerações finais: perante os impactos, acredita-se que disciplinas no formato condensado possuem potencial para serem desenvolvidas na graduação em fisioterapia. No que concerne a este relato, verificou-se que as aulas práticas precisavam ser mais bem dimensionadas para suprir as necessidades apontadas pelos estudantes. Por fim, sugerem-se mais discussões colegiadas sobre a temática, além de mais estudos exploratórios que visem contrastar fases, disciplinas, cargas horárias, conteúdos, momento de realização e visão institucional, que seriam mais adequados a esse formato.

Biografia do Autor

Alberto Sumiya, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/CBS/CCR/BSU)

Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/BSU/CURITIBANOS). Desenvolve trabalhos envolvendo o campo da saúde coletiva e da educação na área da saúde. Membro da Associação Brasileira de Ensino de Fisioterapia (ABENFISIO). Membro associado da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), sendo integrante do GT Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas e Complementares (PICS). Coordenador do Projeto de Extensão Viver-Bem PICS (UFSC). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa denominado Laboratório de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Saúde Coletiva (LEPISC/UFAM).

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Publicado

02-10-2020