RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE SAÚDE PÚBLICA ATRAVÉS DE DISCIPLINA CONDENSADA NA GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA
DOI:
https://doi.org/10.18310/2358-8306.v7n15.a6Palabras clave:
Fisioterapia, Saúde pública, Aprendizagem, Educação.Resumen
Contextualização: o ensino de saúde pública nos cursos de graduação em fisioterapia tem se consolidado como um compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. Nesse sentindo, os seus currículos se esforçam para se tornar adaptados às necessidades de saúde e informados sobre possibilidades como a disciplina em formato condensado. Descrição da experiência: um relato de experiência sobre o ensino de saúde pública em formato condensado na graduação em fisioterapia, a qual foi desenvolvida em cinco semanas com três encontros semanais, entre aulas práticas e teóricas. Ao final da disciplina, foi aplicado um questionário com 12 perguntas, sendo 10 do tipo Likert e 2 abertas. Impactos: os estudantes apresentaram aquisição de conhecimento quando se comparou o antes e o depois, e mostraram-se satisfeitos com a disciplina condensada. Considerações finais: perante os impactos, acredita-se que disciplinas no formato condensado possuem potencial para serem desenvolvidas na graduação em fisioterapia. No que concerne a este relato, verificou-se que as aulas práticas precisavam ser mais bem dimensionadas para suprir as necessidades apontadas pelos estudantes. Por fim, sugerem-se mais discussões colegiadas sobre a temática, além de mais estudos exploratórios que visem contrastar fases, disciplinas, cargas horárias, conteúdos, momento de realização e visão institucional, que seriam mais adequados a esse formato.Descargas
Publicado
2020-10-02
Número
Sección
Relato de Experiência
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