REFORMA E ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR CURSO DE FARMÁCIA- UFRGS

Autores

  • Denise Bueno Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Faculdade de farmácia

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v3n6.p38

Palavras-chave:

Educação, Formação, Evasão, farmácia

Resumo

 A formação dos estudantes dos cursos de saúde tem se dado de forma predominantemente isolada e compartimentalizada a partir de disciplinas estanques, cada aluno vive uma trajetória individual onde seu cotidiano não é considerado no histórico acadêmico. A abordagem dos problemas vivenciados em sala de aula não é sequer debatida entre os profissionais educadores. Este estudo busca-se analisar a evasão, avaliar a existência ou não de permanência prolongada (ao que denominaremos retenção), bem como entender os motivos dessas no Curso de Farmácia-UFRGS. Contextualizando estes processos na consolidação das mudanças curriculares que ocorrem no curso. 

Biografia do Autor

Denise Bueno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Faculdade de farmácia

Formada em farmácia atuou na farmácia hospitalar do Grupo Hospitalar Conceição implantando o Serviço de Suporte Nutricional do Hospital Conceição, atuando como farmacêutica clínica em equipe interdisciplinar .  Fez especialização em Administração Hospitalar pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS) e em suporte nutricional pela Associação Médica Brasileira(AMB). Fez doutorado em Ciências Biológicas na UFRGS onde trabalhou com  Sistema Nervoso Central  e Ontogenia .Atualmente é professora Associada do Departamento de Produção e Controle de Medicamentos na Faculdade de Farmácia da UFRGS onde atua na área de Assistência Farmacêutica. Docente e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Assistência Farmacêutica- Associação de Instituições de Ensino Superior.Os temas relacionados a seus trabalhos de extensão e pesquisa são: atenção primária em saúde, oncologia,pediatria,idosos,gestão em saúde, farmácia hospitalar, estudos de utilização de medicamentos e saúde coletiva.

Referências

Guidoni, P.: On Natural Thinking. European Journal of Science Education 7 (2) 133-140, 1985.

Toulmin,S.: La comprensión humana. Vol 1: El uso colectivo y la evolución de los conceptos. Madrid, Alianza, 1977.

KASTRUP, Virgínia, Barros, Regina B. Movimentos-funções do dispositivo na prática da cartografia. In: PASSOS, Eduardo, KASTRUP, Virgínia, ESCÓSSIA, Liliana (orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.

Davini, M.C. Roschke, M.A. Conocimiento Significativo: el diseño de un proyecto de Educación Permanente en Salud. En Haddad, Clasen Roschke, y Davini, (eds): Educación Permanente de Personal de Salud. Serie Desarrollo de Recursos Humanos no 100. Washington DC. OPS,1995

Piaget, J.: Epistémologie Génétique; Paris, PUF, 1979.

Mac Lean, P., Guyot, R.: Les trois cerveaux de l’homme. Paris, Laffont, 1990.

Pellegrini, C., Bugnion, J.M. : Pour une pédagogie a trois dimensions. Nice, ZEP, 1994

Moscovici,S. The phenomenon of Social Representations. In Farr, R. M e MOSCOVICI, S. (eds). Social Representations. Cambridge, Cambridge University Press, 1984a.

Goodman, em Brunner, J.: Actual Minds, Possible Worlds. Boston Harvard University Press, 1986.

SANTOS, B. S. 2000. A crítica da razão indolente – Contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez.

Downloads

Publicado

02-07-2017