PERCEPÇÃO DE GRADUANDOS DE FISIOTERAPIA SOBRE AS MÍDIAS SOCIAIS “FISIO MULHER UFES” QUANTO A ACESSO, ADESÃO E APRENDIZAGEM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v10n20.a1

Palabras clave:

Extensão comunitária, Educação a Distância, Tecnologia Educacional, Redes Sociais Online, Instruções Programadas como Assunto

Resumen

Objetivo: avaliar a percepção de graduandos de Fisioterapia sobre limitações e benefícios quanto a acesso, adesão e aprendizagem das mídias sociais do projeto de extensão “Fisio Mulher UFES”. Métodos: trata-se de um estudo de corte transversal, realizado com graduandos do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Espírito Santo matriculados na disciplina de Fisioterapia na Saúde da Mulher no semestre de 2021/2 no formato híbrido (aulas teóricas remotas e aulas práticas presenciais). A docente responsável pela disciplina disponibilizou, de forma sistematizada, ao longo do semestre, no ambiente virtual de aprendizagem (Google Sala de Aula), conteúdos produzidos pelo projeto de extensão “Fisio Mulher UFES”, sendo 71 do Instagram e 6 do YouTube. Na última semana do semestre de 2021/2, foi enviado por e-mail o convite para participação do estudo com formulário on-line, que foi preenchido pelos graduandos que aceitaram participar. Resultados: dezenove graduandos completaram o formulário. Todos responderam que conhecem e acessam as mídias. A maioria as utilizava (95%) e não relatou nenhuma limitação (79%). Identificaram-se diversos benefícios pelo acesso e utilização de mídias. A maioria (84%) respondeu que a utilização das mídias sociais contribuiu para o aprendizado quando comparado com disciplinas que não as utilizavam. Ambas as mídias (Instagram e YouTube) apresentaram satisfação geral alta (9,1 ± 1,5). Conclusão: a percepção dos graduandos sobre as mídias sociais do projeto de extensão “Fisio Mulher UFES” é que seu acesso e sua utilização trazem muitos benefícios, em especial para a aprendizagem, sendo que a maioria relatou não ter nenhuma limitação para acesso.

Publicado

2024-05-31