ATUAÇÃO DE PRECEPTORES NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DE TERAPIA INTENSIVA EM ADULTOS UTILIZANDO ENSINO CENTRADO NO RESIDENTE EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PÚBLICO – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v11n21.a12

Palabras clave:

Preceptoria, Residência multiprofissional, Ensino

Resumen

Este relato de experiência foi pautado na vivência de cinco profissionais do sistema único de saúde, o SUS. Sendo quatro fisioterapeutas e uma psicóloga, que exercem as funções assistencial e de preceptoria no programa de residência multiprofissional em saúde intitulado “Cuidados Intensivos em Adultos”, vinculado à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Este trabalho cita a vivência deste grupo durante sua  pós-graduação em ensino para preceptores. Durante a especialização, uma das atividades propostas foi o desenvolvimento de uma atividade onde deveriam mapear qualidades e fragilidades em seu local de atuação, e, posteriormente criar uma estratégia possível para melhorias de seu campo assistencial/ensino. Foram realizadas cinco atividades, respectivamente, onde três eram diretamente ligadas ao ensino, e, duas referentes ao processo de avaliação. Ao final destas, cada um dos profissionais/preceptores, enviou a seus tutores, suas atividades. Quatro obtiveram sucesso na implementação de seus projetos e um não alcançou a realização em sua totalidade. O que explicitou um fato constatado por estes profissionais citados e também pela maioria dos demais pós-graduandos, fato esse relatado em fóruns debatidos ao longo do curso, visto que todos os profissionais que exercem a função de preceptoria também exercem função assistencial prioritariamente, o que por vezes põem a preceptoria em segundo plano. O que notadamente demonstra que o acúmulo de funções limitou o término das atividades propostas pelos cinco profissionais/preceptores, culminando na discussão sobre a necessidade da profissionalização no indivíduo enquanto preceptor.

Publicado

2024-09-28