Eficácia analgésica da estimulação elétrica cerebral e periférica na dor lombar crônica inespecífica: ensaio clínico aleatorizado, duplo-cego, fatorial

Autores

  • Fuad Ahmad Hazime Universidade Federal do Piauí - Campus de Parnaíba, Parnaíba-PI.

Palavras-chave:

Dor lombar, dor crônica, sensibilização central, Estimulação elétrica nervosa transcutânea, estimulação transcraniana por corrente contínua, ensaio clínico controlado randomizado.

Resumo

Recentes evidências sugerem que a dor lombar crônica está associada a alterações plásticas no cérebro, que podem ser modificadas por estratégias de neuromodulação. Neste ensaio clínico investigamos a eficácia analgésica de 12 sessões não consecutivas de estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC), estimulação elétrica periférica (EEP), ETCC+EEP e estimulação simulada (sham) em 92 pacientes com dor lombar crônica inespecífica. A intensidade, aspecto sensorial e afetivo da dor, incapacidade e percepção global de recuperação foram avaliadas antes do tratamento e quatro semanas, três e seis meses pós-randomização. Efeitos adversos, satisfação do paciente com o tratamento e fatores de confusão como ansiedade e depressão também foram avaliados. Os resultados demonstraram efeitos analgésicos clinicamente importantes da ETCC+EEP (MD = -2.6, IC95% = -4.4 a -0.9) e EEP isolada (MD = -2.2, IC95% = -3.9 a -0.4) comparada ao grupo sham, mas não da ETCC isolada (MD = -1.7, IC95% = -3.4 a -0.0). Além da manutenção do efeito analgésico por até três meses a ETCC+EEP obteve maior proporção de respondedores em diferentes pontos de corte. Os resultados sugerem que tanto a ETCC+EEP quanto EEP isolada são eficazes em curto prazo para o alívio da dor lombar crônica inespecífica. No entanto o efeito analgésico mais duradouro aliado a maior proporção de respondedores indicam um possível efeito aditivo e sinérgico da ETCC+EEP no alívio da dor em pacientes com dor lombar crônica não específica. Os nossos resultados não apoiam o uso da ETCC no regime de tratamento utilizado. 

Biografia do Autor

Fuad Ahmad Hazime, Universidade Federal do Piauí - Campus de Parnaíba, Parnaíba-PI.

Departamento de Fisioterapia

Downloads

Publicado

15-04-2016