COMPREENDENDO O CORPO HUMANO POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ABORDAGEM EXTENSIONISTA COM ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.18310/2358-8306.v8n18.a14Palavras-chave:
Ensino Fundamental e Médio, Ensino, Anatomia, Fisiologia.Resumo
Objetivo: avaliar a eficácia das metodologias ativas de ensino-aprendizagem como ferramenta para o ensino da anatomofisiologia humana aos alunos do Ensino Médio (EM) de escolas públicas da cidade da Lagarto/SE. Métodos: trata-se de um estudo transversal com abordagem qualitativa e quantitativa, realizado entre julho e dezembro de 2018. As atividades de aprendizagem foram desenvolvidas semanalmente, por meio de módulos temáticos sobre Anatomofisiologia do Sistema Cardiorrespiratório (ASCR) e Reprodutor Humano (ASRH), com grupos de até 25 alunos. Para construção do aprendizado, foram utilizadas diversas metodologias ativas, com mensuração dessa aprendizagem mediante avaliações somativas e formativas iniciais e finais, além de avaliações das atividades propostas nas aulas. Resultados: participaram deste estudo 70 sujeitos, de modo que 89% eram do gênero feminino, e 50% cursavam a 3ª série do EM. Em relação aos módulos, todos os sujeitos participaram do módulo ASCR; destes, apenas 20 continuaram com as atividades do módulo ASRH. Após análises estatísticas por meio do Wilcoxon Test, foi evidenciado impacto positivo do uso de metodologias ativas no aprendizado por intermédio das notas obtidas na 2ª avaliação somativa nos módulos ASCR (p<0.0001) e ASRH (p=0.0038), assim como na avaliação formativa dos módulos ASCR (p<0.0001) e ASRH (p=0.007). As avaliações das atividades propostas demonstram grande aceitabilidade dos alunos às novas formas de aprender. Conclusões: a utilização de metodologias ativas e seus diversos recursos para o ensino da anatomofisiologia demonstram grande eficácia e direcionam à construção de uma visão crítico- reflexiva por parte dos alunos, facilitando o processo ensino-aprendizagem.Downloads
Publicado
13-12-2021
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Artigos originais
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