POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE, ATENÇÃO PRIMÁRIA E INTERDISCIPLINARIDADE - A PRODUÇÃO DE CUIDADO NAS PRÁTICAS CORPORAIS.

Autores

  • Mírian Ribeiro Conceição
  • Cassio Couto Moraes
  • Michelle Lisidati Franchini

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v1n1p07

Palavras-chave:

comunicação interdisciplinar, políticas públicas de saúde, atenção primária à saúde

Resumo

O presente artigo trata-se de um relato de experiência que objetiva refletir sobre a atuação interdisciplinar de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Educação Física, na Atenção Primária em Saúde, na produção do cuidado nas práticas corporais. Para tal, traçou-se um percurso de contextualização de políticas de produção de cuidado, bem como, a inserção destes profissionais na saúde pública em modelos interdisciplinares. A atuação neste modelo possibilita, então, a construção de olhares ampliados para indivíduos e territórios, bem como, para as ações desenvolvidas e suas potencialidades enquanto cuidado biopsicossocial, garantindo assim o exercício e a efetivação da Clínica Ampliada e o cuidado integral.

Referências

¹ Lei orgânica da saúde, Lei 8080 (19 de setembro de1990).

Paim JS. Reforma Sanitária brasileira: Contribuição para a compreensão e critica,

Salvador: Edufba, Rio de Janeiro: Fiocruz; 2008.

Brasil. Ministério da Saúde, Saúde da família: Uma estratégia para a reorientação do modelo assistencial. Brasília; 1997.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de vigilância em saúde. Política nacional de promoção da saúde, Secretaria de atenção à saúde. 3. ed. Brasília; 2010.

Núcleos de Apoio à Saúde da Família ­ NASF, Portaria GM Nº 154 (24 de janeiro de 2008).

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à saúde. Departamento de atenção básica. Diretrizes do NASF: Núcleo de apoio à saúde da família, Secretaria de atenção à saúde, Departamento de atenção básica. Brasília; 2010.

Brasil. Ministério da saúde. Secretaria de atenção à saúde. Política nacional de humanização da atenção e Gestão do SUS. Clínica ampliada e compartilhada, Secretaria de atenção à saúde, Política nacional de humanização da atenção e gestão do SUS. Brasília; 2009.

Minayo, MCS. Disciplinaridade, interdisciplinaridade e complexidade. Revista Emancipação. 2010; 10(2): 435-442.

HassenpflugWN.Educação pelo esporte. 1ª ed.São Paulo:Saraiva;2004.

OrganizaçãoPan-Americana da Saúde. Doenças crônico-degenerativas e obesidade: estratégia mundial sobre alimentação saudável, atividade física e saúde. Brasília; 2003. p. 320-327.

Schmidt MI, Duncan BB, Silva GA, Menezes AM, Monteiro CA, Barreto SM,et al. Doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: carga e desafios atuais.[acessado em 01/05/2014]. Diponível em: http://www.thelancet.com/series/health-in-brazil.

Paim FF, Kruel CS. Interlocução entre Psicanálise e Fisioterapia: conceito de corpo, imagem corporal e esquema corporal. Revista Psicologia: Ciência e Profissão.2012,; 32(1): 158-173.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à saúde. Departamento de atenção básica. Saúde mental / Ministério da Saúde, Secretaria de atenção à saúde, Departamento de atenção básica, Departamento de ações programáticas estratégicas. Brasília; 2013.

Santos, M. A Natureza do espaço. São Paulo: Edusp; 2008.

Rocha EF. Do corpo orgânico ao corpo relacional: uma proposta de deslocamento dos fundamentos e práticas de reabilitação da deficiência.[Tese]. São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; 1999.

Downloads

Publicado

15-08-2014