O papel do profissional biólogo na residência multiprofissional em saúde coletiva: um relato de experiência.

Autores

  • Nara Juliana Santos Araújo Universidade Regional do Cariri
  • João Agostinho Neto Universidade Regional do Cariri
  • Luis Pereira de Morais Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n1p217-222

Resumo

Os programas de residência no Brasil têm evoluído ao longo do tempo. Com o advento das residências multiprofissionais, essa pós-graduação deixou de ser exclusiva dos profissionais médicos, gerando oportunidade para outras categorias profissionais e possibilitando a oferta de um olhar multidisciplinar para os usuários do Sistema Único de Saúde. O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coleltiva (PRMSC) da Universidade Regional do Cariri (URCA) inclui em seu quadro de profissionais o biólogo, que encerrará a formação apto a participar e desenvolver ações no campo da saúde ambiental e nos diferentes cenários da rede de atenção em saúde em todos os seus níveis, além de atuar junto a comunidade nos processos de enfrentamento do mosquito Aedes aegypti. O presente trabalho é um relato de experiência que visa refletir sobre a inserção do biólogo dentro do PRMSC-URCA e descrever os desafios enfrentados por esse profissional na sua inserção dentro dos serviços de saúde. Os dois grandes entraves da inclusão do bíologo na área da saúde são a ausência de preceptoria e o fato de não realizarem atendimento clínico. Como alternativas de intrevenção estão as ações educativas, a implementação de hortas comunitárias e os programas de biossegurança para as unidades. As especificidades da formação do profissional biólogo são um desafio a ser vencido e que caminha de mãos dadas com a responsabilidade de abrir e assegurar um novo campo de atuação para a categoria. Dessa forma, é necessário que haja uma dedicação e valorização desse profissional, objetivando sua fixação no programa e seu crescimento junto a saúde.

Biografia do Autor

Nara Juliana Santos Araújo, Universidade Regional do Cariri

Discente na residência multiprofissional em saúde coletiva da Universidade Regional do Cariri. Graduações em Biomedicina (Bacharelado) pela Unileão e em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (Bacharelado). Especialista em hematologia pela Unileão e em Saúde coletiva pela Universidade Federal da Bahia ? UFBA. Possui experiência na área de análises clínicas com foco em imunohematologia.

João Agostinho Neto, Universidade Regional do Cariri

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba (2009), com Residência Multiprofissional em Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará (2017), possui especializações latu sensu em Gestão (2012), Educação e EaD (2015) pelas universidades Estadual e Federal do Ceará - UECE e UFC. Foi bolsista de extensão do Programa Laboratório Itinerante, dos Projetos de Extensão; Cultura Corporal em Auxílio à Saúde e do Projeto Práticas Corporais para a Terceira Idade ambos da Universidade Estadual da Paraíba e bolsista pelo Ministério da Saúde. Voluntário em projetos e associações de caráter comunitário e cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, educação, atividade física, terceira idade, saúde e saúde mental. Atualmente é Mestrando do Programa Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará.

Luis Pereira de Morais, Universidade Regional do Cariri

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2015). Mestrado em Bioprospecção molecular pela URCA (2017). Residente em saúde coletiva pela URCA. Membro da comissão de ética em uso de animais (CEUA-URCA). Revisor da revista African Journal of biotechnology. Vinculado ao Laboratório de Fisiofarmacologia das Células Excitáveis (LFCE) onde realiza trabalhos na área de Eletrofisiologia, com ênfase na área de contração de musculatura lisa uterina e artéria umbilical humana.

Referências

Silva JC, Contim D, Ohl RIB,Chavaglia SRR, Amaral EMS. Percepção dos residentes sobre sua atuação no programa de residência multiprofissional. Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal 2015; 28(2):132-8.

Morais JL, Souza AM. Significados Atribuídos pelo Residente Recém-Ingresso na Residência Multiprofissional em Saúde. Rev. SBPH. Ago/Dez. 2016.19.

Rodrigues CDS, Witt, RR. Competencies for Preceptorship in the Brazilian Health Care System. J Educ Contin Nurs 2013; 44(11):507-15.

Millán T, Carvalho KM. Satisfaction with ophthalmology residency training from the perspective of recent graduates: a cross-sectional study. BMC Med Educ. 2013;13:75.

Miranda SAB, Rodrigues SV, Santos GM, Gonçalves ES. Residência Multiprofissional Em Saúde: Apontamentos Sobre A Inserção Do Serviço Social. Rev Serv Soc em Perspect Montes Claros. Jan/jun. 2017. 1(1).

URCA. Uiversidade Regional do Cariri. Manual do Residente. 2017. 27p.

BRASIL. Resolução Nº 510, de 07 de Abril de 2016.

Downloads

Publicado

2019-09-06

Como Citar

Araújo, N. J. S., Neto, J. A., & Morais, L. P. de. (2019). O papel do profissional biólogo na residência multiprofissional em saúde coletiva: um relato de experiência. aúde m edes, 5(1), 217–222. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n1p217-222

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)