Entre chegadas e partidas: conversas intergeracionais no Projeto de Extensão Saúde do Idoso
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p177-191Palavras-chave:
extensão comunitária, instituição de longa permanência para idosos, educação médica, envelhecimento,Resumo
A considerar a complexidade da formação médica atual e da compreensão multifatorial do envelhecimento, surgiu o Projeto de Extensão Saúde do Idoso (PESI), uma extensão universitária que buscou sensibilizar os estudantes de medicina sobre as diferentes dimensões da velhice a partir de encontros com idosos em uma Instituição de Longa Permanência (ILPI), promovendo o intercâmbio de saberes. Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa realizada a partir da análise de narrativas elaboradas pelos extensionistas ao final de sua participação no PESI, com foco nas experiências e aprendizados construídos a partir delas. Foi realizada análise temática de conteúdo dos materiais dialogando com referenciais teóricos das ciências sociais e da comunicação em saúde, com resultados apresentados em quatro categorias: as chegadas, as diferentes velhices, as conversas e as partidas. As chegadas de extensionistas e idosos ao Lar discorrem sobre as novas vivências e desafios neste novo cenário; As diferentes velhices são discutidas na segunda categoria, trazendo compreensões e ressignificações; As conversas e outras formas de comunicação são trazidas numa categoria que foca na interação dos atores do processo; Finalizamos os resultados refletindo sobre as percepções de perdas, interrupções, despedidas e terminalidade. Concluímos, através da análise das experiências narradas, que o PESI sensibilizou os estudantes de Medicina para as questões da velhice institucionalizada. Promoveu o convívio intergeracional e a construção de saberes entre a academia e a comunidade. Propiciou uma percepção ampliada da velhice e superação dos estereótipos sobre ILPIs. As análises indicam que os aprendizados repercutiram na formação dos futuros profissionais de saúde.Referências
Pagliosa FL, Ros MAD. O relatório Flexner: para o bem e para o mal. 2008;32(4):492 – 499.
Machado CDB, Wuo A; Heinzle M. Educação Médica no Brasil: uma Análise Histórica sobre a Formação Acadêmica e Pedagógica. Rev. bras. educ. med. 2018 Dez; 42(4):66-73
Ministério da Educação(BR). Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES Nº 3, de 20 de junho de 2014.Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Medicina. Diário Oficial da União. Brasília, 2014 jun 23; 1:8-11.
Luna WF, Nordi ABA, Rached KSC, Carvalho ARV. Projeto de Extensão Iandé Guatá: vivências de estudantes de Medicina com indígenas Potiguara. Interface (Botucatu) [Internet]. 2019
Freire P. Extensão ou comunicação? Paz e Terra. 1983.
Debert GG. A reinvenção da velhice: socialização e processo de reprivatização do envelhecimento. São Paulo: EDUSP: FAPESP; 1999.
Brasil VJW, Batista NA. O Ensino de Geriatria e Gerontologia na Graduação Médica. Rev. bras. educ. med. 2015 Set; 39(3):344-351
Beauvoir S. A velhice. 2nd ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro; 1990.
Goffman E. A representação do eu na vida cotidiana. Vozes, editor. Petrópolis: Vozes; 1983.
Goffman I. Manicômios, Prisões e Conventos. SP: Editora Perspectiva; 2008.
Cabral BESL, Melo JAB, Silva KR. Sociedade senescente: análise de vínculos sociais numa instituição de longa permanência em Campina Grande – PB. Memorialidades. 2012 Dez; (18):89-121
Luna WF et al. Relatório Final do Primeiro Ciclo Projeto de Extensão Saúde do Idoso PESI. Cabedelo; Ciências Médicas da Paraíba, 2013. 96.
Ausubel DP. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. 1st ed. Lisboa: Plátano. Edições Técnicas; 2003.
Turato ER. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Rev Saúde Pública. 2005 Jun; 39(3):507-514.
Bondía JL. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. 2002;(N.19):20 – 28.
Grossman E, de Almeida Cardoso MHC. As narrativas em medicina: contribuições à prática clínica e ao ensino médico. Revista Brasileira de Educação Médica. 2006 04;30:6 – 14.
Muylaert C, Sarubbi Jr V, Gallo P, Neto M, Reis A. Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa . REEUSP [Internet]. 2014.
Minayo MC. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo. 2006;261-268.
Gomes R. Análise e Interpretação de dados em Pesquisa Qualitativa. In: Deslandes S, Gomes R; Minayo MCS. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 31 ed. Petrópolis, RJ: Vozes; 2012.
Bondía JL. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul. 2011 Dez; 19(2):04-27.
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa .Brasília: Ministério da Saúde; 2006.
Bosi E. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. 3 a ed., São Paulo: Companhia das Letras; 1994.
Neri AL. Envelhecer num país de jovens. Significados de velho e velhice segundo brasileiros não idosos. Campinas: Editora da UNICAMP; 1991.
Scott K, DeBrew JK. Helping older adults find meaning and purpose through storytelling. J Gerontol Nurs [Inter- net]. 2009[cited 2015 Dec 05];35(12):38-43. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19928712
Charon R. Narrative Medicine: A Model for Empathy, Reflection, Profession, and Trust. JAMA.2001;286(15):1897–1902.
Stewart M, Brown JB, Weston WW, McWhinney IR, McWilliam CL, Freeman TR. Medicina Centrada na Pessoa: transformando o método clínico. 3. ed. Porto Alegre: Artmed; 2017.
Starfield B. Atenção primária: equilÌbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: Ministério da Saúde/UNESCO; 2002.
Orbe FB, Bondía JL, Sangrá JCM. Pensar la educación desde la experiencia. Revista Portuguesa de Pedagogia. 2006 jan. 233-259
Azeredo NSG, Rocha CF, Carvalho PRA. O enfrentamento da morte e do morrer na formação de acadêmicos de Medicina. Rev. bras. educ. med. 2011 Mar. 35(1): 37-43
Elias NA. Solidão dos Moribundos seguido de Envelhecer e Morrer. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
Andrade CD. Reinauguração. In: Receita de Ano Novo. Editora Record; 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).