Entre chegadas e partidas: conversas intergeracionais no Projeto de Extensão Saúde do Idoso

Autores

  • Willian Fernandes Luna Docente da Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0003-2314-128X
  • José Anchieta Bezerra de Melo Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
  • Carlos Henrique Martinez Vaz Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p177-191

Palavras-chave:

extensão comunitária, instituição de longa permanência para idosos, educação médica, envelhecimento,

Resumo

A considerar a complexidade da formação médica atual e da compreensão multifatorial do envelhecimento, surgiu o Projeto de Extensão Saúde do Idoso (PESI), uma extensão universitária que buscou sensibilizar os estudantes de medicina sobre as diferentes dimensões da velhice a partir de encontros com idosos em uma Instituição de Longa Permanência (ILPI), promovendo o intercâmbio de saberes. Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa realizada a partir da análise de narrativas elaboradas pelos extensionistas ao final de sua participação no PESI, com foco nas experiências e aprendizados construídos a partir delas. Foi realizada análise temática de conteúdo dos materiais dialogando com referenciais teóricos das ciências sociais e da comunicação em saúde, com resultados apresentados em quatro categorias: as chegadas, as diferentes velhices, as conversas e as partidas. As chegadas de extensionistas e idosos ao Lar discorrem sobre as novas vivências e desafios neste novo cenário; As diferentes velhices são discutidas na segunda categoria, trazendo compreensões e ressignificações; As conversas e outras formas de comunicação são trazidas numa categoria que foca na interação dos atores do processo; Finalizamos os resultados refletindo sobre as percepções de perdas, interrupções, despedidas e terminalidade. Concluímos, através da análise das experiências narradas, que o PESI sensibilizou os estudantes de Medicina para as questões da velhice institucionalizada. Promoveu o convívio intergeracional e a construção de saberes entre a academia e a comunidade. Propiciou uma percepção ampliada da velhice e superação dos estereótipos sobre ILPIs. As análises indicam que os aprendizados repercutiram na formação dos futuros profissionais de saúde.

Biografia do Autor

Willian Fernandes Luna, Docente da Universidade Federal de São Carlos

Médico de Família e ComunidadeProfessor do Departamento de MedicinaUniversidade Federal de São Carlos

José Anchieta Bezerra de Melo, Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

Docente da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

Carlos Henrique Martinez Vaz, Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis

Médico da Estratégia Saúde da Família

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Publicado

2019-12-03

Como Citar

Luna, W. F., Melo, J. A. B. de, & Vaz, C. H. M. (2019). Entre chegadas e partidas: conversas intergeracionais no Projeto de Extensão Saúde do Idoso. aúde m edes, 5(3), 177–191. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p177-191

Edição

Seção

Sessão Especial- Extensão na educação superior e profissional- Artigos originais