Entre chegadas e partidas: conversas intergeracionais no Projeto de Extensão Saúde do Idoso
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p177-191Palabras clave:
extensão comunitária, instituição de longa permanência para idosos, educação médica, envelhecimento,Resumen
A considerar a complexidade da formação médica atual e da compreensão multifatorial do envelhecimento, surgiu o Projeto de Extensão Saúde do Idoso (PESI), uma extensão universitária que buscou sensibilizar os estudantes de medicina sobre as diferentes dimensões da velhice a partir de encontros com idosos em uma Instituição de Longa Permanência (ILPI), promovendo o intercâmbio de saberes. Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa realizada a partir da análise de narrativas elaboradas pelos extensionistas ao final de sua participação no PESI, com foco nas experiências e aprendizados construídos a partir delas. Foi realizada análise temática de conteúdo dos materiais dialogando com referenciais teóricos das ciências sociais e da comunicação em saúde, com resultados apresentados em quatro categorias: as chegadas, as diferentes velhices, as conversas e as partidas. As chegadas de extensionistas e idosos ao Lar discorrem sobre as novas vivências e desafios neste novo cenário; As diferentes velhices são discutidas na segunda categoria, trazendo compreensões e ressignificações; As conversas e outras formas de comunicação são trazidas numa categoria que foca na interação dos atores do processo; Finalizamos os resultados refletindo sobre as percepções de perdas, interrupções, despedidas e terminalidade. Concluímos, através da análise das experiências narradas, que o PESI sensibilizou os estudantes de Medicina para as questões da velhice institucionalizada. Promoveu o convívio intergeracional e a construção de saberes entre a academia e a comunidade. Propiciou uma percepção ampliada da velhice e superação dos estereótipos sobre ILPIs. As análises indicam que os aprendizados repercutiram na formação dos futuros profissionais de saúde.Citas
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