Educação para saúde e interface universidade escola: oficinas pedagógicas desenvolvidas por graduandos de enfermagem sobre o tema IST e contraceptivos

Autores

  • Andreia Freitas Zompero Universidade Estadual de Londrina Universidade Pitágoras Unopar
  • Marlene Alves Dias
  • Karolyne Rodrigues Universidade Pitágoras Unopar
  • Thamires Marques Universidade Pitágoras Unopar

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p161-175

Palavras-chave:

Oficinas de trabalho, Intersetorialidade, Educação Sexual

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo comparar o entendimento dos estudantes quanto às questões referentes à IST e contraceptivos, antes e após participarem de oficinas pedagógicas realizadas por alunos e docentes de um curso de Enfermagem de uma instituição particular de ensino. O estudo foi realizado com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Londrina. Os alunos responderam incialmente um questionário com questões objetivas e algumas situações-problemas para resolverem sobre o uso de contraceptivos e prevenção de IST. Após, formam ministradas oficinas pedagógicas por graduandos do curso de Enfermagem referentes às IST com maiores incidências na região de Londrina e gravidez precoce. Após uma semana da realização das oficinas os alunos responderam novamente o questionário para compararmos o aproveitamento nas oficinas. Os resultados indicam que houve uma discreta melhora no entendimento dos alunos após participarem das oficinas pedagógicas.

Biografia do Autor

Andreia Freitas Zompero, Universidade Estadual de Londrina Universidade Pitágoras Unopar

Pós doutora em Ensino de Ciências.Docente do curso de Ciências Biológicas e do mestrado em Metodologias para o ensino de linguagens e tecnologias da UNOPARDocente do Programa de Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL.

Marlene Alves Dias

Docente do programa de Ensino de Ciências e Saúde da Universidade Anhamguera UNIAN

Karolyne Rodrigues, Universidade Pitágoras Unopar

Discente do curso de Enfermagem da Universidade Pitágoras Unopar. Bolsista de Iniciação Científica do CNPQ.

Thamires Marques, Universidade Pitágoras Unopar

Discente do curso de Enfermagem da Universidade Pitágoras Unopar. Bolsista de Iniciação Científica da FUNADESP.

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Publicado

2019-12-03

Como Citar

Zompero, A. F., Dias, M. A., Rodrigues, K., & Marques, T. (2019). Educação para saúde e interface universidade escola: oficinas pedagógicas desenvolvidas por graduandos de enfermagem sobre o tema IST e contraceptivos. aúde m edes, 5(3), 161–175. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p161-175

Edição

Seção

Sessão Especial- Extensão na educação superior e profissional- Artigos originais