Oficina sobre a higienização das mãos para alunos do curso de enfermagem: uma proposta com a utilização de multimodos de representação
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n2p145-159Palavras-chave:
Higienização das mãos, Ensino de Enfermagem, Aprendizagem significativa, Oficina pedagógica.Resumo
A Enfermagem é uma das profissões da área da saúde que utiliza as mãos como ferramenta de trabalho. Neste estudo tivemos por objetivoinvestigar quais conceitos e procedimentos os alunos deum curso de Enfermagem aprenderam ao participar de uma oficina pedagógica sobre higienização das mãos.Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, em que foi realizada uma oficina sobre higienização das mãos, na qual os estudantes realizaram mapas conceituais e o procedimento de higienização das mãos antes e após a oficina pedagógica, que foi organizada tendo por base a Teoria da Aprendizagem Significativa e o uso de Multimodos de Representação. O número de conceitos utilizados pelos alunos no segundo mapa foi superior ao primeiro, além de discreta melhora na aprendizagem procedimental. Considera-se que os alunos apropriaram-se de novos conceitos representados nos mapas pós-oficina e no número de itens contemplados no procedimento de higienização.Referências
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