O ensino no espaço de orientação acadêmica dos estágios curriculares da Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n1p25-38

Palavras-chave:

Orientação, Ensino, Aprendizagem, Saúde.

Resumo

A presente escrita integra uma pesquisa de mestrado que analisou a dimensão do ensino no espaço de orientação acadêmica dos estágios curriculares dos cursos da Saúde. Ela foi realizada com seis professores dos cursos da área da Saúde da Universidade do Vale do Taquari – Univates. O estudo empregou uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, utilizando o método cartográfico como produção de dados, que ocorreu por meio da escrita de cartas, produzidas pelos professores participantes. A análise dos dados se direcionou ao campo discursivo das narrativas dos professores, utilizando como base as teorizações foucaultianas referentes à análise discursiva. Os resultados indicam que a orientação acadêmica é um ambiente de acolhimento, permeado pela interação entre professor e estudante. A discussão e reflexão também constituem as bases desses momentos, pois movimentam trocas entre orientador e estagiário, instigando os participantes a problematizar, refletir, construir, trocar e aprimorar as práticas de trabalho. O ensino e a aprendizagem são contínuos. Os professores se percebem responsáveis por construir e mediar estes momentos, porém, destacam que não só ensinam, nem apenas aprendem, mas sim ‘ensinam & aprendem’. Nessa perspectiva, respeitam a singularidade de cada estudante e, pela sensibilidade, aproximam-se destes, construindo uma relação de confiança, crucial para o momento. Em algumas ações, utilizam a narrativa de suas experiências para que, por meio da escuta, o estudante tenha um elemento disparador e consiga delinear suas próprias intervenções profissionais. 

Biografia do Autor

Denise Fabiane Polonio, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Psicóloga, Coordenadora do Serviço Especializado de Psicologia da Univates - SEP. Orientadora educacional no Colégio Evangélico Alberto Torres- CEAT.  Possui Residência Multiprofissional em Oncologia, Mestre do PPGEnsino Univates.

Suzana Feldens Schwertner, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Psicóloga, Doutora em Educação, Professora do Curso de Psicologia da Univates e do PPGEnsino Univates. 

Referências

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição. Brasília, DF, 2001.

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia. Brasília, DF, 2017.

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Brasília, DF, 2001.

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Brasília, DF, 2001.

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Psicologia. Brasília, DF, 2004.

Pimenta SG, Lima MS. Estágio e docência. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2012.

Neto WMFS, Oliveira WA, Guzzo, RSL. Discutindo a formação em Psicologia: a atividade de supervisão e suas diversidades. Revista Psicologia Escolar e Educacional. 2017; 21 (3): 573-582.

Hoffmann LMA, Koifman L. O olhar supervisivo na perspectiva da ativação de processos de mudança. Revista Physis. 2013; 23 (2): 573-587.

Flick U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Tomasi NGS, Yamamoto RM. Metodologia da pesquisa em saúde: fundamentos essenciais. Curitiba: As autoras, 1999.

Passos E, Barros RB. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: Passos, E, Kastrup V, Escossia L. (orgs.). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina; 2015. p. 17-31.

Foucault M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

Foucault M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collége de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Sampaio LFA. São Paulo: edições Loyola, 2012.

Brasil, Resolução N° 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Conselho Nacional de Saúde, Brasília, DF, 7 abr. 2016.

Universidade do Vale do Taquari – Univates. Projeto Pedagógico de Curso. Curso de Enfermagem. Lajeado, RS, 2018.

Universidade do Vale do Taquari – Univates. Projeto Pedagógico de Curso. Curso de Farmácia. Lajeado, RS, 2018.

Universidade do Vale do Taquari – Univates. Projeto Pedagógico de Curso. Curso de Fisioterapia. Lajeado, RS, 2018.

Universidade do Vale do Taquari – Univates. Projeto Pedagógico de Curso. Curso de Nutrição. Lajeado, RS, 2018.

Universidade do Vale do Taquari – Univates. Projeto Pedagógico de Curso. Curso de Odontologia. Lajeado, RS, 2019.

Universidade do Vale do Taquari – Univates. Projeto Pedagógico de Curso. Curso de Psicologia. Lajeado, RS, 2018.

Houaiss A, Villar MS. Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

Campos RO. O encontro trabalhador-usuário na atenção à saúde: uma contribuição da narrativa psicanalítica ao tema do sujeito na saúde coletiva. Revista Ciênc. Saúde Coletiva. 2005; 10 (3): 573-583.

Brasil. Ministério da Saúde. Acolhimento nas práticas de produção de Saúde. 2.ed. 5.reimp. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010.

Brasil. Ministério da Saúde. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização. Brasília: Ministério da Saúde, 2003.

Foucault M. A hermenêutica do sujeito: Curso dado no Collège de France (1981-1982). Tradução de Fonseca MA, Muchail SA. 3.ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

Biesta G. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

Larrosa J. Esperando não se sabe o quê: Sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

Tardif M. Saberes docentes e formação profissional. 11.ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

Garcia MMA. Experiências de docência e pesquisa em uma universidade pública. In: Fabris ETH, Dal’igna MC, Silva RRD. (orgs.). Modos de ser docente no brasil contemporâneo: articulações entre pesquisa e formação. São Leopoldo: Oikos, 2018. p. 161-180.

Benjamin W. Sobre arte, técnica, linguagem e política. Tradução de Moita ML, Cruz MA, Alberto M. Portugal: Relógio D’ Água Editores, 2012.

Schwertner SF, Hattge MD. Sobre ensinar, aprender e transformar: cartas de uma boneca viajante. In: Munhoz AV et al. (orgs.). Currículo, espaço, movimento: verbetes, ensaios poéticos & outras experimentações Lajeado: Ed. Univates, 2017. p. 101-109. e-book.

Kastrup V. Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devir-mestre. Revista Educação & Sociedade. 2005; 26 (93): 1273-1288.

Gonçalves LFE. Formação em Supervisão e Orientação de Estágios em Educação Básica. 2016. Dissertação apresentada ao Mestrado em Supervisão em Educação. Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa.

Biesta G. Há a necessidade de (re) descobrir o ensino? In: Fabris ETH, Dal’igna MC, Silva RRD (orgs.). Modos de ser docente no brasil contemporâneo: articulações entre pesquisa e formação. São Leopoldo: Oikos, 2018. p. 21-28.

Santos AC, Nóbrega DO. Dores e Delícias em ser Estagiária: o Estágio na Formação em Psicologia. Revista Psicologia Ciência e Profissão. 2017; 37 (2): 515-528.

Macêdo MCS et al. Cenários de aprendizagem: interseção entre os mundos do trabalho e da formação. In: Pinheiro R, Ceccim RB, Mattos RA. (orgs.). Ensinar saúde: a integralidade e o SUS nos cursos de graduação na área da saúde. Rio de Janeiro: IMS/UERJ: CEPESQ: ABRASCO, 2005. p. 229-250.

Pinheiro R, Ceccim RB. Experienciação, formação, conhecimento e cuidado: articulando conceitos, percepções e sensações para efetivar o ensino em integralidade. In: Pinheiro R, Ceccim RB. Mattos RA. (orgs.). Ensinar saúde: a integralidade e o SUS nos cursos de graduação na área da saúde. Rio de Janeiro: IMS/UERJ: CEPESQ: Abrasco, 2005. p. 13-33.

Cunha MI. Ensino como mediação da formação do professor universitário. In: Morosini M. (org). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília: Plano Editora, 2000. p. 45-51.

Downloads

Publicado

2021-06-29

Como Citar

Polonio, D. F., & Schwertner, S. F. (2021). O ensino no espaço de orientação acadêmica dos estágios curriculares da Saúde. aúde m edes, 7(1), 25–38. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n1p25-38

Edição

Seção

Artigos Originais