Atuação dos acadêmicos dos cursos da saúde frente ao processo de morte e morrer nos cenários de prática assistencial

Autores

  • Lara Pandini Cattâneo Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Marieli Mezari Vitali Universidade Federal de Santa Caratina
  • Fabiane Ferraz Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Jacks Soratto Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n1p39-49

Palavras-chave:

Atitude, Tomada de Decisões, Morte, Estudantes de Ciências da Saúde.

Resumo

Objetivo: Este estudo teve como objetivo compreender como atuam estudantes universitários da saúde no processo de morte e morrer. Métodos: trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Estudo desenvolvido com 68 acadêmicos dos cursos de saúde, em uma universidade no sul do Estado de Santa Catarina. Na coleta de dados foi utilizado um questionário via formulário eletrônico, e a análise dos dados foi realizada a partir dos preceitos da análise de conteúdo temática e com auxílio do software Atlas.ti. Resultados: indicaram a existência de duas macro categorias: Atitudes de universitários da saúde frente à morte, convergindo para a atuação com responsabilidade e ética profissional, também com manifestações de tristeza, luto e não aceitação diante da perda; e Dificuldades e potencialidades de universitários da saúde para lidar com a morte, sustentada pelo abalo emocional e despreparo para notícia, ausência de facilidades e algumas habilidades teórico-práticas para atuar no processo de morte e morrer. Conclusão: os estudantes universitários de cursos da saúde possuem dificuldade para agirem no processo de morte e morrer dos sujeitos aos quais prestavam assistência.

Biografia do Autor

Lara Pandini Cattâneo, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Marieli Mezari Vitali, Universidade Federal de Santa Caratina

Doutoranda e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Psicodrama pelo Centro Universitário Amparense (UNIFIA) e Escola Viver Mais Psicologia. Psicóloga Clínica.

Fabiane Ferraz, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Professora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Jacks Soratto, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

Cattâneo, L. P., Vitali, M. M., Ferraz, F., & Soratto, J. (2021). Atuação dos acadêmicos dos cursos da saúde frente ao processo de morte e morrer nos cenários de prática assistencial. aúde m edes, 7(1), 39–49. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n1p39-49

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Seção

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