A Sala de Situação em Emergência de Saúde Pública: aproximações teórico-metodológicas para a integração ensino e serviço

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n2Supp49-62

Palavras-chave:

Ensino em Saúde, Emergências, Vigilância em saúde pública, Técnicas de planejamento, Trabalhadores da saúde, Educação.

Resumo

Objetivo: relatar a experiência da construção e implantação da sala de situação em saúde, utilizando os referenciais teórico-metodológicos do planejamento estratégico situacional e da análise institucional, com vistas a ampliar as possibilidades de um agir estratégico mais abrangente frente às emergências de saúde pública. Métodos: trata-se de um artigo do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa, utilizando a análise institucional, na modalidade socioclínica institucional, como referencial teórico-metodológico. Para a produção e análise dos dados, utilizou-se o diário de campo da primeira autora, que relata como um município do estado do Rio de Janeiro vivenciou uma emergência de saúde pública, representada pela epidemia de febre amarela. Destaca aspectos da realização de quinze encontros na sala de situação, nos quais participaram em média vinte profissionais de diferentes setores do município. Resultados: a integração dos referenciais teórico-metodológicos possibilitou uma melhora significativa no processo de comunicação entre os agentes de saúde, promovendo um repensar coletivo na implementação de ações. Evidenciaram-se as contradições existentes no contexto dos serviços e de ensino, a partir da análise das implicações dos participantes. Delineou-se a necessidade de implementação de um programa de educação permanente em vigilância em saúde nos serviços e a incorporação dessa temática nos currículos dos alunos em formação. Conclusões: a reflexão suscitada neste artigo convoca os vários profissionais de saúde e docentes a pensarem na reestruturação das suas práticas como profissionais, docentes e preceptores, ampliando o conhecimento sobre a vigilância em saúde, considerando a amplitude e complexidade de suas ações. Descritores: Emergências; Vigilância em saúde pública; Técnicas de planejamento; Trabalhadores da saúde; Educação.

Biografia do Autor

Fabíola Braz Penna, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (2004). Atualmente é Subsecretária de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo e docente em Enfermagem na Universidade Estacio de Sá. Mestre do curso de Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, na Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Vigilância em Saúde e Saúde do Trabalhador.

Lúcia Cardoso Mourão, Universidade Federal Fluminense

Realizou Pós-doutorado no laboratório École, Mutations et Apprentissage(EMA), da Université de Cergy-Pontoise, França (2014), possui doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2006), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), Especialização em Educação em Saúde pela Universidade Federal Fluminense (1991) e Desenvolvimento Gerencial de Unidade Básica de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública-FIOCRUZ (1997); e graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1985). Líder do Grupo de Pesquisa Análise Institucional e Formação em Saúde - UFF/CNPq. Participa do RESEAU International RECHERCHE AVEC que inclui membros do Brasil, Mexico, França e Canadá cordenada por Gilles Monceau (Université de Cergy-Pontoise - France) e Marguerite Souliére (Université de Ottawa- Canadá). Atualmente é professora associada no Instituto de Saúde Coletiva, atuando em disciplinas do Curso de Graduação em Medicina e no Programa de Mestrado Profissional no Ensino em Saúde, da Universidade Federal Fluminense. Ocupa o cargo de Vice-Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional de Ensino em Saúde - UFF. Tem experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase no: planejamento e gestão em saúde, enfermagem, educação em saúde, formação em saúde e análise institucional e saúde coletiva, tanto no ensino quanto na pesquisa, como na extensão universitária.

Ana Clementina Vieira de Almeida, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1968), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atuou como enfermeira e assistente técnico de direção do ERSA 37 na Secretaria de Estado de São Paulo (SES/SP), assessorou municípios na municipalização e implantação de diferentes programas de saúde da SES/SP, Coordenou o curso de Enfermagem da UNIGRANRIO, foi Coordenadora do Programa interdisciplinar Lapa Saudável e de seus sub projetos, desenvolveu atividades como Professor Adjunto Doutor do Curso de Enfermagem da UNIGRANRIO, atuou como pesquisadora tendo como projeto de pesquisa " Saberes e Práticas Interdisciplinares na Atenção Primária " . Tem experiência na área de Saúde coletiva, atuando principalmente em projetos de extensão universitária nos seguintes temas: atenção primária; promoção da saúde, cidadania, saúde da família, saúde do idoso;saúde do escolar e do adolescente, humanização, processo ensino- aprendizagem, interdiciplinaridade. Atualmente participando de um projeto de pesquisa multicêntrico "!Práticas profissionais e formação em saúde no SUS: contribuições e inovações da Análise Institucional para a Saúde Coletiva., coordenação:Profª Solange L?Abbate (Unicamp). Participa como professora convidada do Mestrado Profissional de Ensino em Saúde da Universidade Federal Fluminense, na linha de pesquisa formação em saúde..

Isabel Cristina de Moura Leite, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, Mestre em Ensino da Saúde pela Universidade Federal Fluminense/EEAAC (2018). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estácio de Sá (2005); Especialização em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2019); Especialização em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Educação em Saúde Coletiva (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017); Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social pela ENSP-FIOCRUZ (2011); Especialização em Condutas de Enfermagem no Paciente em Estado Crítico pela Faculdade de Enfermagem Luísa de Marillac(2007. Atualmente trabalha na Escola de Formação Técnica em Saúde Izabel dos Santos (ETIS). Possui experiência na área de Enfermagem com ênfase em Educação, Formação e Gestão. Desde 2008 desempenha o papel de docente e Coordenadora do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde na Escola de Formação Técnica Enfermeira Izabel dos Santos, também é colaboradora do Telessaúde - ETIS com temas de Educação Permanente em Saúde para profissionais de nível médio. É pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Análise Institucional (UNICAMP); do Grupo de Estudos Estudos e Pesquisa em Análise Institucional e Formação (UFF); integrante do Núcleo de Pesquisa em Gestão e Trabalho em Saúde (UFF). Colaboradora e participante do Grupo de Trabalho em Educação Permanente da SES/RJ, e do Grupo de Trabalho de Avaliação e Monitoramento de Planos e as Ações Regionais de Educação Permanente em Saúde da SES/RJ.

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Publicado

2021-01-29

Como Citar

Penna, F. B., Mourão, L. C., Almeida, A. C. V. de, & Leite, I. C. de M. (2021). A Sala de Situação em Emergência de Saúde Pública: aproximações teórico-metodológicas para a integração ensino e serviço. aúde m edes, 6(2Sup), 49–62. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n2Supp49-62

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