Vivenciando o cuidado no período perioperatório em clínica cirúrgica: implicações na formação do enfermeiro

Antonio Breno Maia de Araújo, Erlon Gabriel Rego de Andrade, Rosinelle Janayna Coêlho Caldas, Natália Cristina Costa dos Santos, Camila Neves Lima, Silvia Tavares de Amorim, Mary Elizabeth de Santana, Jeferson Santos Araújo

Resumo


Objetivo: relatar a experiência acadêmica de um grupo de estudantes de Curso de Graduação em Enfermagem, no cuidado a pacientes em período perioperatório. Métodos: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido na 5ª série (9º semestre) do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará, no estágio supervisionado do componente curricular Enfermagem nas Clínicas Médica e Cirúrgica, tendo como cenário um hospital de ensino localizado na Região Metropolitana de Belém, Pará, Brasil. O estágio foi realizado no período de agosto a setembro de 2016. Relata-se a experiência do grupo em uma clínica cirúrgica masculina, onde foram atendidos 14 pacientes e seus familiares. Resultados: observou-se que a população assistida provinha da Região Metropolitana de Belém e encontrava-se na faixa etária de 32 a 65 anos. Os acometimentos e o perfil dos procedimentos e indicações terapêuticas eram variados. Foi possível conhecer e vivenciar a rotina da clínica, notando-se que as funções do enfermeiro permeiam a assistência e os cuidados diretos ao paciente, cujo processo gerencial constitui-se de vasta demanda para a equipe de Enfermagem. Considerações Finais: a experiência proporcionou interação com pacientes, familiares e equipe multiprofissional, contribuindo sob diferentes aspectos para a formação em Enfermagem. Os discentes perceberam que sua postura crítico-reflexiva levou-os a também aperfeiçoar-se como futuros profissionais. Fornecido com base na integralidade e na humanização no período perioperatório, o cuidado proporcionou que os discentes trabalhassem a gestão do relacionamento interpessoal e a esfera ética do agir profissional, culminando por robustecer o processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Humanização da Assistência; Enfermagem Perioperatória; Educação em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem

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DOI: https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n2p%25p

DOI (PORTUGUÊS): https://doi.org/10.18310/2446-48132021v7n2.3140g711

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A revista Saúde em Redes (ISSN 2446-4813) foi classificada pelo Sistema Qualis-Periódico da CAPES no Quadriênio 2014/2016, período de sua criação, no estrato B1 na área de Ensino, no estrato B4 nas áreas de Enfermagem, Interdisciplinar, Psicologia, Saúde Coletiva e Serviço Social e no estrato B5 nas áreas de Geociências e Medicina II. A Saúde em Redes é indexada na Base LILACS.

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