Vivenciando o cuidado no período perioperatório em clínica cirúrgica: implicações na formação do enfermeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n2p111-121

Palavras-chave:

Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Humanização da Assistência, Enfermagem Perioperatória, Educação em Enfermagem, Estudantes de Enfermagem

Resumo

Objetivo: relatar a experiência acadêmica de um grupo de estudantes de Curso de Graduação em Enfermagem, no cuidado a pacientes em período perioperatório. Métodos: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido na 5ª série (9º semestre) do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará, no estágio supervisionado do componente curricular Enfermagem nas Clínicas Médica e Cirúrgica, tendo como cenário um hospital de ensino localizado na Região Metropolitana de Belém, Pará, Brasil. O estágio foi realizado no período de agosto a setembro de 2016. Relata-se a experiência do grupo em uma clínica cirúrgica masculina, onde foram atendidos 14 pacientes e seus familiares. Resultados: observou-se que a população assistida provinha da Região Metropolitana de Belém e encontrava-se na faixa etária de 32 a 65 anos. Os acometimentos e o perfil dos procedimentos e indicações terapêuticas eram variados. Foi possível conhecer e vivenciar a rotina da clínica, notando-se que as funções do enfermeiro permeiam a assistência e os cuidados diretos ao paciente, cujo processo gerencial constitui-se de vasta demanda para a equipe de Enfermagem. Considerações Finais: a experiência proporcionou interação com pacientes, familiares e equipe multiprofissional, contribuindo sob diferentes aspectos para a formação em Enfermagem. Os discentes perceberam que sua postura crítico-reflexiva levou-os a também aperfeiçoar-se como futuros profissionais. Fornecido com base na integralidade e na humanização no período perioperatório, o cuidado proporcionou que os discentes trabalhassem a gestão do relacionamento interpessoal e a esfera ética do agir profissional, culminando por robustecer o processo ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Antonio Breno Maia de Araújo, Universidade Federal do Pará

Enfermeiro. Pós-graduado em Oncologia, Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Erlon Gabriel Rego de Andrade, Centro Universitário do Estado do Pará

Enfermeiro. Pós-graduado em Neurologia, Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, Centro Universitário do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Rosinelle Janayna Coêlho Caldas, Universidade Federal do Pará

Enfermeira. Pós-graduada em Atenção à Clínica Integrada, Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Natália Cristina Costa dos Santos, Instituto Evandro Chagas

Enfermeira. Mestre em Epidemiologia e Vigilância em Saúde, Instituto Evandro Chagas, Ananindeua, Pará, Brasil.

Camila Neves Lima, Escola Superior da Amazônia

Enfermeira. Pós-graduanda em Enfermagem Pediátrica e Neonatal, Escola Superior da Amazônia, Belém, Pará, Brasil.

Silvia Tavares de Amorim, Universidade Federal do Pará

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Mary Elizabeth de Santana, Universidade do Estado do Pará e Universidade Federal do Pará

Enfermeira. Doutora em Enfermagem Fundamental, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Docente da Universidade do Estado do Pará e Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Jeferson Santos Araújo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem Fundamental, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

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Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/3596/pdf_1766

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Maia de Araújo, A. B., Rego de Andrade, E. G., Coêlho Caldas, R. J., Costa dos Santos, N. C., Neves Lima, C., Tavares de Amorim, S., Santana, M. E. de, & Santos Araújo, J. (2021). Vivenciando o cuidado no período perioperatório em clínica cirúrgica: implicações na formação do enfermeiro. aúde m edes, 7(2), 111–121. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n2p111-121

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