Segurança do paciente: proposta de protocolo de enfermagem para avaliar e identificar riscos em unidade de urgência e emergência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p19-40

Palavras-chave:

Enfermagem em Emergência, Serviço Hospitalar de Emergência, Segurança do Paciente, Gestão de Riscos, Equipe de Enfermagem, Educação em Enfermagem

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de elaboração de uma proposta de protocolo de enfermagem para avaliar e identificar riscos em unidade de urgência e emergência. Métodos: estudo do tipo relato de experiência, desenvolvido no contexto das aulas práticas supervisionadas do componente curricular Enfermagem em Urgência e Emergência, ministrado no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará, no segundo semestre de 2015. Aplicou-se a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, tendo como cenário um hospital de pronto-socorro do município de Belém, Pará, Brasil. Utilizando a classificação padronizada da North American Nursing Diagnosis Association, foram eleitos os diagnósticos de enfermagem “risco de choque”, “risco de queda”, “risco de aspiração” e “risco de infecção”, por sua predominância observada entre os pacientes atendidos. Resultados: a proposta compunha-se de nove laudas e seis seções primárias: definições; finalidades; abrangência; justificativa; procedimentos operacionais para avaliar os riscos; e identificação dos riscos, cujo conteúdo foi normalizado segundo as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas para trabalhos acadêmicos. A experiência corroborou ganhos multilaterais, pois contemplou os estudantes, os docentes e o cenário de prática. Considerações Finais: ancorado na Metodologia da Problematização, o processo ensino-aprendizagem conduziu os estudantes a adotarem, na sua prática diária, postura e atitude crítico-reflexivas em torno da segurança do paciente, da atuação da equipe de enfermagem e da educação em enfermagem.

Biografia do Autor

Erlon Gabriel Rego de Andrade, Universidade do Estado do Pará

Enfermeiro. Pós-graduado em Neurologia, Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, Centro Universitário do Estado do Pará. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Rosinelle Janayna Coêlho Caldas, Universidade do Estado do Pará

Enfermeira. Pós-graduada em Atenção à Clínica Integrada, Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, Universidade Federal do Pará. Pós-graduada em Estratégia Saúde da Família, Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Antonio Breno Maia de Araújo, Universidade Federal do Pará

Enfermeiro. Pós-graduado em Oncologia, Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Natália Cristina Costa dos Santos, Instituto Evandro Chagas

Enfermeira. Mestre em Epidemiologia e Vigilância em Saúde, Instituto Evandro Chagas, Ananindeua, Pará, Brasil.

Silvia Tavares de Amorim, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Mestre em Psicologia, Universidade Federal do Pará. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

Camila Neves Lima, Escola Superior da Amazônia

Enfermeira. Pós-graduanda em Enfermagem Pediátrica e Neonatal, Escola Superior da Amazônia, Belém, Pará, Brasil.

Maicon de Araujo Nogueira, Universidade do Estado do Pará

Enfermeiro. Mestre em Ensino em Saúde na Amazônia e doutorando do Programa de Pós-graduação em Ensino em Saúde na Amazônia, Universidade do Estado do Pará. Docente da Escola Superior da Amazônia, Belém, Pará, Brasil.

Vera Lúcia Gomes de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Enfermeira. Mestre em Enfermagem, Universidade do Estado do Pará. Docente da Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Mary Elizabeth de Santana, Universidade do Estado do Pará e Universidade Federal do Pará

Enfermeira. Doutora em Enfermagem Fundamental, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Docente da Universidade do Estado do Pará e da Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil.

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Publicado

2022-11-19

Como Citar

Rego de Andrade, E. G., Coêlho Caldas, R. J., Maia de Araújo, A. B., Costa dos Santos, N. C., Tavares de Amorim, S., Neves Lima, C., de Araujo Nogueira, M., Gomes de Oliveira, V. L., & de Santana, M. E. (2022). Segurança do paciente: proposta de protocolo de enfermagem para avaliar e identificar riscos em unidade de urgência e emergência. aúde m edes, 8(sup2), 19–40. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p19-40

Edição

Seção

Relato de Experiência

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