O Uso do Ensino Remoto Emergencial Durante a Pandemia da Covid-19: Experiência de Docentes na Educação Superior em Enfermagem

Autores

  • Sâmara Fontes Fernandes Doutoranda no Programa Pós-Graduação de Cuidados clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) http://orcid.org/0000-0002-2105-0248
  • Rafael Jeremias de Aquino Nunes Graduando em Enfermagem da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP). http://orcid.org/0000-0002-1587-4099
  • Antonia Gomes de Almeida Neta Graduanda em Enfermagem da Faculdade Integrada de Patos (FIP). http://orcid.org/0000-0003-1900-8291
  • Harlon França de Menezes Doutorando em Ciências do cuidado em saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). http://orcid.org/0000-0001-9884-6511
  • Kísia Cristina de Oliveira e Melo Enfermeira na Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte. Especialista em Enfermagem do trabalho pela Cenpex. http://orcid.org/0000-0003-3845-4027
  • Rodrigo Jácob Moreira de Freitas Docente do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutor em Cuidados clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). http://orcid.org/0000-0002-5528-2995
  • Themis Cristina Mesquita Soares Docente do curso de Educação Física e da Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas territoriais do Semiárido da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). http://orcid.org/0000-0003-3724-2647
  • Richardson Augusto Rosendo da Silva Docente do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). http://orcid.org/0000-0001-6290-9365

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n1Supp83-92

Palavras-chave:

Educação superior, Aprendizagem online, Enfermagem, Pandemia, Covid-19.

Resumo

Objetivo: Objetiva-se relatar a experiência de docentes do ensino superior no ensino remoto em Enfermagem durante a pandemia de Covid-19. Método: Estudo descritivo de relato de experiência com abordagem qualitativa, realizado a partir da experiência de uso de ensino remoto através de plataformas de uso gratuito, na graduação e pós-graduação de Enfermagem de universidades públicas e privadas do Rio Grande do Norte (RN). Resultados: As  plataformas digitais de ensino a distância dispõem de uma gama de recursos diversos, são organizadas por espaços definidos onde é possível disponibilizar as vídeoaulas, materiais didáticos, atividades extras, fóruns de dúvidas, avisos, cronogramas e notas de acompanhamento, além de que já é ofertado alguns referenciais de estudo, atividades e desafios práticos aos discentes, sendo um material de alta qualidade. No entanto necessitam de computadores e/ou celulares que comportem os programas e internet de qualidade para processá-los. Conclusão: É importante ressaltar que o ensino remoto em momento de pandemia de Covid-19 é uma estratégia de redução de danos causados pela mesma, mantendo a vigência do calendário acadêmico com as atividades que são possíveis, entretanto, enfrenta-se diversas dificuldades e fortalece as desigualdades sociais.

Biografia do Autor

Sâmara Fontes Fernandes, Doutoranda no Programa Pós-Graduação de Cuidados clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Docente do curso de Enfermagem da Faculdade Alto Oeste Potiguar (FACEP). Enfermeira da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte. Doutoranda no Programa Pós-Graduação de Cuidados clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Referências

Saviani, D. Instituições escolares: conceito, história, historiografia e práticas. Cadernos de História da Educação. 2005. [acesso em 2020 out 30]; v. 04. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/382

Lei de diretrizes e bases da educação nacional. LDB. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas [Internet]. 2018 [acesso em 2020 Jun 15];2. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/544283/lei_de_diretrizes_e_bases_2ed.pdf

Lei 8080 de 19 de setembro de 1990. Brasília: Senado Federal. 1990 [acesso em 2020 Jun 15]; Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm

Lei 8142/90 de 28 de dezembro de 1990. Brasília: Senado Federal. 1990 [acesso em 2020 Jun 15]; Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8142.htm

Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição. Brasília: Conselho Nacional de Educação [Internet]. 2001 [acesso em 2020 Jun 15]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/ces1133.pdf

Esteves LSF, Cunha ICKO; Bohomol E. Supervised internship in undergraduate nursing courses in the State of São Paulo, Brazil. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2020 [acesso em 2020 Jun 15], 28:e3288. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692020000100342&lng=en&nrm=iso.

Kenski VM, Medeiros RA, Ordéas J. Higher education in times mediated by digital technologies. Trabalho & Educação [Internet]. 2019 [acesso em 2020 Jun 15]21; 28(1): 141-52. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9872/9932

World Health Organization. Coronavirus disease 2019 (COVID-19) [Internet]. 2020 [acesso em 2020 Out 25]. Disponível em: https//www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports

Brasil. Ministério da Saúde. Guia de Vigilância Epidemiológica: Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional pela Doença pelo Coronavírus 2019. Brasília [Internet]. 2020 [acesso em 2020 Jun 15];1. Disponível em: https://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/07/GuiaDeVigiEpidemC19-v2.pdf

Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz. Plano de contingência da Fiocruz diante da pandemia da doença pelo SARS-cov-2 (COVID-19) [Internet]. 2020 [acesso em 2020 Jun 15]. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/plano_de_contingencia_fiocruz_covid19_2020-03-13_v1-1.pdf

Hodges C. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, 2020 [acesso em 2020 Out 25]; 27. Disponível em: https://medicine.hofstra.edu/pdf/faculty/facdev/facdev-article.pdf

Ministério da educação. Portaria nº 544, de 16 de março de 2020: Dispõem sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília [Internet]. 2020 [acesso em 2020 Jun 15]. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872

Lira ALBC, Adamy EK, Silva FV. Nursing education: challenges and perspectives in times of the COVID-19 pandemic. Revista Brasileira de Enfermagem [Internet]. 2020 [acesso em 2020 Out 29]; 73(Suppl 2): e20200683.

Ministério da Educação. Portaria no 2.117, de 6 de Dezembro de 2019: Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EAD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Brasília: MEC [Internet]. 2019 [acesso em 2020 Jun 15]. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913

Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 573, de 31 de janeiro de 2018 [Internet]. 2018 [acesso em 2020 Jun 08]. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2018/Reso573.pdf

Machado WCA. Cuidados críticos em risco iminente de morte e ensino à distância de enfermagem: paralelos que sinalizam o óbvio. Enfermagem Brasil [Internet]. 2019 [acesso em 2020 Jun 15]; 17(6): 559-60. Disponível em: https://portalatlanticaeditora.com.br/index.php/enfermagembrasil/article/view/2718/pdf

Cavalcante A, Machado L, Farias Q, Pereira W, Silva M. Educação superior em saúde: a educação a distância em meio à crise do novo coronavírus no Brasil. Av Enferm. 2020; [acesso em 2020 Out 29]; 38 (1supl):p-p. DOI: https://doi.org/10.15446/av.enferm.v38n1supl.86229

Avelino WF, Mendes JG. A realidade da educação brasileira a partir da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA) [Internet]. 2020 [acesso em 2020 Abr 27];2(5)56-62. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/AvelinoMendes

Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil [Internet]. 2018 [acesso em 2020 Jun 15]. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic_dom_2017_livro_eletronico.pdf

Camacho ACLF, Joaquim LF, Menezes HF,Sant’Anna RM. Tutoring in distance education in times of COVID-19: relevant guidelines. Research, Society and Development [Internet]. 2020 [acesso em 2020 Jun 15]; 9(5): e30953151. Disponível em: https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/3151

Mendonça JRC, Fernandes DC, Helal DH, Cassunde, FR. Políticas públicas para o Ensino Superior a Distância: um exame do papel da Universidade Aberta do Brasil. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação [Internet]. 2020 [acesso em 2020 Jun 15]; 28(106): 156-77. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v28n106/1809-4465-ensaio-S0104-40362019002801899.pdf

Ministério da Educação. Portaria nº 374, de 3 de abril de 2020: Dispõe sobre a antecipação da colação de grau para os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, exclusivamente para atuação nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus - Covid-19 Brasília: MEC [Internet]. 2019 [acesso em 2020 out 25]. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-374-de-3-de-abril-de-2020-251289249

Carmo ROS, Franco AP. Da docência presencial à docência online: aprendizagens de professores universitários na educação a distância. Educação em Revista [Internet]. 2019 [acesso em 2020 jun 15];35:e210399. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v35/1982-6621-edur-35-e210399.pdf

Saraiva K., Traversini C., Lockmann K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, 2020. [acesso em 2020 out 25]; 15:1-24. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16289

Downloads

Publicado

2021-06-18

Como Citar

Fontes Fernandes, S., de Aquino Nunes, R. J., Gomes de Almeida Neta, A., França de Menezes, H., de Oliveira e Melo, K. C., Moreira de Freitas, R. J., Mesquita Soares, T. C., & Rosendo da Silva, R. A. (2021). O Uso do Ensino Remoto Emergencial Durante a Pandemia da Covid-19: Experiência de Docentes na Educação Superior em Enfermagem. aúde m edes, 7(1Sup), 83–92. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n1Supp83-92