O Uso do Ensino Remoto Emergencial Durante a Pandemia da Covid-19: Experiência de Docentes na Educação Superior em Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n1Supp83-92Palavras-chave:
Educação superior, Aprendizagem online, Enfermagem, Pandemia, Covid-19.Resumo
Objetivo: Objetiva-se relatar a experiência de docentes do ensino superior no ensino remoto em Enfermagem durante a pandemia de Covid-19. Método: Estudo descritivo de relato de experiência com abordagem qualitativa, realizado a partir da experiência de uso de ensino remoto através de plataformas de uso gratuito, na graduação e pós-graduação de Enfermagem de universidades públicas e privadas do Rio Grande do Norte (RN). Resultados: As plataformas digitais de ensino a distância dispõem de uma gama de recursos diversos, são organizadas por espaços definidos onde é possível disponibilizar as vídeoaulas, materiais didáticos, atividades extras, fóruns de dúvidas, avisos, cronogramas e notas de acompanhamento, além de que já é ofertado alguns referenciais de estudo, atividades e desafios práticos aos discentes, sendo um material de alta qualidade. No entanto necessitam de computadores e/ou celulares que comportem os programas e internet de qualidade para processá-los. Conclusão: É importante ressaltar que o ensino remoto em momento de pandemia de Covid-19 é uma estratégia de redução de danos causados pela mesma, mantendo a vigência do calendário acadêmico com as atividades que são possíveis, entretanto, enfrenta-se diversas dificuldades e fortalece as desigualdades sociais.Referências
Saviani, D. Instituições escolares: conceito, história, historiografia e práticas. Cadernos de História da Educação. 2005. [acesso em 2020 out 30]; v. 04. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/382
Lei de diretrizes e bases da educação nacional. LDB. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas [Internet]. 2018 [acesso em 2020 Jun 15];2. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/544283/lei_de_diretrizes_e_bases_2ed.pdf
Lei 8080 de 19 de setembro de 1990. Brasília: Senado Federal. 1990 [acesso em 2020 Jun 15]; Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm
Lei 8142/90 de 28 de dezembro de 1990. Brasília: Senado Federal. 1990 [acesso em 2020 Jun 15]; Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8142.htm
Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição. Brasília: Conselho Nacional de Educação [Internet]. 2001 [acesso em 2020 Jun 15]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/ces1133.pdf
Esteves LSF, Cunha ICKO; Bohomol E. Supervised internship in undergraduate nursing courses in the State of São Paulo, Brazil. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2020 [acesso em 2020 Jun 15], 28:e3288. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692020000100342&lng=en&nrm=iso.
Kenski VM, Medeiros RA, Ordéas J. Higher education in times mediated by digital technologies. Trabalho & Educação [Internet]. 2019 [acesso em 2020 Jun 15]21; 28(1): 141-52. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9872/9932
World Health Organization. Coronavirus disease 2019 (COVID-19) [Internet]. 2020 [acesso em 2020 Out 25]. Disponível em: https//www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports
Brasil. Ministério da Saúde. Guia de Vigilância Epidemiológica: Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional pela Doença pelo Coronavírus 2019. Brasília [Internet]. 2020 [acesso em 2020 Jun 15];1. Disponível em: https://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/07/GuiaDeVigiEpidemC19-v2.pdf
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz. Plano de contingência da Fiocruz diante da pandemia da doença pelo SARS-cov-2 (COVID-19) [Internet]. 2020 [acesso em 2020 Jun 15]. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/plano_de_contingencia_fiocruz_covid19_2020-03-13_v1-1.pdf
Hodges C. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, 2020 [acesso em 2020 Out 25]; 27. Disponível em: https://medicine.hofstra.edu/pdf/faculty/facdev/facdev-article.pdf
Ministério da educação. Portaria nº 544, de 16 de março de 2020: Dispõem sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília [Internet]. 2020 [acesso em 2020 Jun 15]. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872
Lira ALBC, Adamy EK, Silva FV. Nursing education: challenges and perspectives in times of the COVID-19 pandemic. Revista Brasileira de Enfermagem [Internet]. 2020 [acesso em 2020 Out 29]; 73(Suppl 2): e20200683.
Ministério da Educação. Portaria no 2.117, de 6 de Dezembro de 2019: Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EAD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Brasília: MEC [Internet]. 2019 [acesso em 2020 Jun 15]. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913
Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 573, de 31 de janeiro de 2018 [Internet]. 2018 [acesso em 2020 Jun 08]. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2018/Reso573.pdf
Machado WCA. Cuidados críticos em risco iminente de morte e ensino à distância de enfermagem: paralelos que sinalizam o óbvio. Enfermagem Brasil [Internet]. 2019 [acesso em 2020 Jun 15]; 17(6): 559-60. Disponível em: https://portalatlanticaeditora.com.br/index.php/enfermagembrasil/article/view/2718/pdf
Cavalcante A, Machado L, Farias Q, Pereira W, Silva M. Educação superior em saúde: a educação a distância em meio à crise do novo coronavírus no Brasil. Av Enferm. 2020; [acesso em 2020 Out 29]; 38 (1supl):p-p. DOI: https://doi.org/10.15446/av.enferm.v38n1supl.86229
Avelino WF, Mendes JG. A realidade da educação brasileira a partir da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA) [Internet]. 2020 [acesso em 2020 Abr 27];2(5)56-62. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/AvelinoMendes
Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil [Internet]. 2018 [acesso em 2020 Jun 15]. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic_dom_2017_livro_eletronico.pdf
Camacho ACLF, Joaquim LF, Menezes HF,Sant’Anna RM. Tutoring in distance education in times of COVID-19: relevant guidelines. Research, Society and Development [Internet]. 2020 [acesso em 2020 Jun 15]; 9(5): e30953151. Disponível em: https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/3151
Mendonça JRC, Fernandes DC, Helal DH, Cassunde, FR. Políticas públicas para o Ensino Superior a Distância: um exame do papel da Universidade Aberta do Brasil. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação [Internet]. 2020 [acesso em 2020 Jun 15]; 28(106): 156-77. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v28n106/1809-4465-ensaio-S0104-40362019002801899.pdf
Ministério da Educação. Portaria nº 374, de 3 de abril de 2020: Dispõe sobre a antecipação da colação de grau para os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, exclusivamente para atuação nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus - Covid-19 Brasília: MEC [Internet]. 2019 [acesso em 2020 out 25]. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-374-de-3-de-abril-de-2020-251289249
Carmo ROS, Franco AP. Da docência presencial à docência online: aprendizagens de professores universitários na educação a distância. Educação em Revista [Internet]. 2019 [acesso em 2020 jun 15];35:e210399. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v35/1982-6621-edur-35-e210399.pdf
Saraiva K., Traversini C., Lockmann K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, 2020. [acesso em 2020 out 25]; 15:1-24. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16289
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).