O Uso do Ensino Remoto Emergencial Durante a Pandemia da Covid-19: Experiência de Docentes na Educação Superior em Enfermagem

Authors

  • Sâmara Fontes Fernandes Doutoranda no Programa Pós-Graduação de Cuidados clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) http://orcid.org/0000-0002-2105-0248
  • Rafael Jeremias de Aquino Nunes Graduando em Enfermagem da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP). http://orcid.org/0000-0002-1587-4099
  • Antonia Gomes de Almeida Neta Graduanda em Enfermagem da Faculdade Integrada de Patos (FIP). http://orcid.org/0000-0003-1900-8291
  • Harlon França de Menezes Doutorando em Ciências do cuidado em saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). http://orcid.org/0000-0001-9884-6511
  • Kísia Cristina de Oliveira e Melo Enfermeira na Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte. Especialista em Enfermagem do trabalho pela Cenpex. http://orcid.org/0000-0003-3845-4027
  • Rodrigo Jácob Moreira de Freitas Docente do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutor em Cuidados clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). http://orcid.org/0000-0002-5528-2995
  • Themis Cristina Mesquita Soares Docente do curso de Educação Física e da Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas territoriais do Semiárido da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). http://orcid.org/0000-0003-3724-2647
  • Richardson Augusto Rosendo da Silva Docente do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). http://orcid.org/0000-0001-6290-9365

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n1Supp83-92

Keywords:

Educação superior, Aprendizagem online, Enfermagem, Pandemia, Covid-19.

Abstract

Objetivo: Objetiva-se relatar a experiência de docentes do ensino superior no ensino remoto em Enfermagem durante a pandemia de Covid-19. Método: Estudo descritivo de relato de experiência com abordagem qualitativa, realizado a partir da experiência de uso de ensino remoto através de plataformas de uso gratuito, na graduação e pós-graduação de Enfermagem de universidades públicas e privadas do Rio Grande do Norte (RN). Resultados: As  plataformas digitais de ensino a distância dispõem de uma gama de recursos diversos, são organizadas por espaços definidos onde é possível disponibilizar as vídeoaulas, materiais didáticos, atividades extras, fóruns de dúvidas, avisos, cronogramas e notas de acompanhamento, além de que já é ofertado alguns referenciais de estudo, atividades e desafios práticos aos discentes, sendo um material de alta qualidade. No entanto necessitam de computadores e/ou celulares que comportem os programas e internet de qualidade para processá-los. Conclusão: É importante ressaltar que o ensino remoto em momento de pandemia de Covid-19 é uma estratégia de redução de danos causados pela mesma, mantendo a vigência do calendário acadêmico com as atividades que são possíveis, entretanto, enfrenta-se diversas dificuldades e fortalece as desigualdades sociais.

Author Biography

Sâmara Fontes Fernandes, Doutoranda no Programa Pós-Graduação de Cuidados clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Docente do curso de Enfermagem da Faculdade Alto Oeste Potiguar (FACEP). Enfermeira da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte. Doutoranda no Programa Pós-Graduação de Cuidados clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Published

2021-06-18

How to Cite

Fontes Fernandes, S., de Aquino Nunes, R. J., Gomes de Almeida Neta, A., França de Menezes, H., de Oliveira e Melo, K. C., Moreira de Freitas, R. J., Mesquita Soares, T. C., & Rosendo da Silva, R. A. (2021). O Uso do Ensino Remoto Emergencial Durante a Pandemia da Covid-19: Experiência de Docentes na Educação Superior em Enfermagem. aúde m edes, 7(1Sup), 83–92. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n1Supp83-92