POLÍTICAS DE INDUÇÃO À MUDANÇA NA EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES DA SAÚDE: MATRIZES DISCURSIVAS DO CAMPO

Autores

  • Tiago José Silveira Teófilo Universidade Federal da Paraíba, Hospital Universitário Lauro Wanderley
  • Rossana Staevie Baduy Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, Av. Duque de Caxias – Paço Municipal – Londrina-PR
  • Nereida Lúcia Palko dos Santos Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Enfermagem Ana Nery

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2015v1n3p73-86

Palavras-chave:

Saúde Coletiva. Política de Saúde. Política de Educação Superior. Formação de Profissionais de Saúde.

Resumo

Buscou-se compreender as matrizes discursivas evidenciadas nas políticas de indução à mudança na educação dos trabalhadores da saúde no Brasil. O Projeto de Incentivo à Mudanças Curriculares em Cursos de Medicina, o Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde derivam da corrente Vigilância à Saúde e são marcados pela centralidade na atenção primária, epidemiologia crítica e determinação social do processo saúde-enfermidade-atenção. A Política de Educação e Desenvolvimento para o SUS, a Aprender-SUS: O SUS e os cursos de graduação na área da saúde e o Projeto Vivências e Estágios na Realidade do SUS do Brasil estão ligados à corrente Em Defesa da Vida. Aproximam-se pela noção de atendimento às necessidades de saúde com desenvolvimento de autonomia das pessoas e pelas categorias humanização e sistema de saúde usuário-centrados. 

Biografia do Autor

Tiago José Silveira Teófilo, Universidade Federal da Paraíba, Hospital Universitário Lauro Wanderley

Enfermeiro, Mestre em clínica médica pela UFRJ

Rossana Staevie Baduy, Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, Av. Duque de Caxias – Paço Municipal – Londrina-PR

Doutora em Ciências pelo programa de Pós-Graduação em Clínica Médica da UFRJ. Aposentada pela Univerdidade Estadual de Londrina. Atua como gestora da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina-PR

Nereida Lúcia Palko dos Santos, Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Enfermagem Ana Nery

Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Enfermagem Ana Nery. Doutora em Enfermagem pela  Escola de Enfermagem Ana Nery da UFRJ.

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Publicado

2015-12-21

Como Citar

Teófilo, T. J. S., Baduy, R. S., & Santos, N. L. P. dos. (2015). POLÍTICAS DE INDUÇÃO À MUDANÇA NA EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES DA SAÚDE: MATRIZES DISCURSIVAS DO CAMPO. aúde m edes, 1(3), 73–86. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2015v1n3p73-86

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