Espaços Formativos e de Sensibilização Quanto às Práticas Integrativas e Complementares em uma Unidade de Saúde da Família: Potencialidades e Desafios
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p345-361Palavras-chave:
Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Saúde Pública, Terapias Complementares.Resumo
Diante do contexto do Sistema Único de Saúde e das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Medicina, o Módulo Horizontal A-2 traz uma proposta de conectar os aprendizados teóricos e a prática na rede de saúde. Com objetivos de construção de conhecimentos em práticas educativas em saúde, foram realizados dois cursos de Práticas Integrativas centrados em princípios da educação popular e em uma construção horizontal do conhecimento. Esses cursos foram realizados na Unidade de Saúde da Família - Vila Saúde e a sua construção deu-se em conjunto com a equipe e usuários da mesma. Os participantes entraram em contato com diversas práticas como a fitoterapia, terapia floral, biodança e vivências teatrais. Nesse contexto, foi possível identificar muitas potencialidades e dificuldades no desenvolvimento desses cursos, como a importância do interesse dos participantes e os problemas de infraestrutura na Unidade. Durante os cursos, o conhecimento construído permitiu um contato maior dos participantes com as práticas integrativas e uma visão ampliada sobre o cuidado. Além disso, os profissionais puderam se capacitar e conhecer novas práticas, o que possibilita uma melhoria no atendimento realizado. Para os estudantes, o curso trouxe uma visão ampla do sistema e da importância da educação em saúde no Sistema Único de Saúde.Referências
Telesi Junior E. Práticas integrativas e complementares em saúde, uma nova eficácia para o SUS. Estud. av [online]. 2016; 30(86): 99-112. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0103-40142016.00100007>. ISSN 1806-9592. https://doi.org/10.1590/S0103-40142016.00100007.
Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. 2006. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnpic.pdf> Acesso em: 15 de julho de 2018.
Barbosa FES et al. Oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na Estratégia Saúde da Família no Brasil. Cad. Saúde Pública, 2020; 36, p. e00208818.
Pinheiro, R. Integralidade em Saúde – Integralidade como princípio do direito à saúde. Pereira I, organizador. Dicionário da educação profissional em saúde. 2. ed. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008, p. 255-263.
Ottawa, CD. A Promoção da Saúde. In: 1ª Conferência Internacional, Canadá. 1986.
BOEHS, AE. et al. A interface necessária entre enfermagem, educação e saúde e o conceito de cultura. Texto contexto Enferm. 16(2), jun. 2007,307-314,
Vasconcelos, EM. Educação popular, um jeito de conduzir o processo educativo. In: Prado EV et al. CADERNO DE EXTENSÃO POPULAR: Textos de referência para a extensão universitária,2011, 107 p.
Brasil. Resolução CNE/CES 3/2014. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 jun. 2014. Seção 1, p. 8-11.
Araújo RS , Cruz PJSC. Organizadores. Educação popular e práticas sociais: ação, processo formativo e construção do conhecimento. 1. ed. João Pessoa: Editora do CCTA, 2018. 298 p.
Costeira AAMF, Vasconcelos BC, Nascimento JA. organizadores. PalhaSUS: luta que se faz com cuidado e amorosidade. 1. ed. João Pessoa: Editora do CCTA, 2018.439 p.
Botelho BO, Vasconcelos EM, Carneiro DGB, Cruz PJSC. organizadores. Educação Popular no sistema único de saúde. 1 ed. São Paulo : Hucitec, 2018. 303 p.
Lopes PS. Práticas populares de cuidado, ação comunitária e promoção da saúde: experiências e reflexões [recurso eletrônico]. João Pessoa: Editora do CCTA, 2019. Disponiel em: https://www.ufpb.br/redepopsaude/contents/biblioteca-1/praticas-populares-de-cuidado-acao-comunitaria-e-promocao-da-saude/livro-palmirasergiolopes.pdf
Cuz PJSC, Rodrigues APME, Pereira EAAL, Araujo RS, Alencar IC. Organizadores. Vivências de extensão em educação popular no Brasil: extensão e educação popular na reorientação de práticas, políticas e serviços em saúde. v 3 - João Pessoa: Editora do CCTA, 2018. 464 p.
Vasconcelos EM, Frota LH,Simon E, organizadores. Perplexidade na universidade: vivências nos cursos de saúde. 2. ed. – São Paulo: Hucitec Editora, 2015. 321 p.
Moraes MST. Educação Popular na graduação em Medicina: aprendizados, possibilidades e desafios. [dissertação] João Pessoa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, 2016, 230 p.
Candeias, NMF. Conceitos de educação e de promoção em saúde: mudanças individuais e mudanças organizacionais. Rev Saúde Pública. 1997; 31(2),209-213.
Gil, AC et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
Holliday, OJ . Para sistematizar experiências. tradução de: Maria Viviana V. Resende. 2. ed. Revista. Brasília: MMA, 2006. 128 p.
Cruz PJSC, Vasconcelos ACCP, Sousa LMP, Tófoli AMMA, Carneiro DGB, Alencar IC. (Organizadores). Educação Popular e Nutrição Social: reflexões e vivências com base em uma experiência. João Pessoa: Editora da UFPB, Coleção PINAB, 2014.
PINAB UFPB. II Curso de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (MH2, PINAB/UFPB e USF Vila Saúde) [internet]. PINAB UFPB; 19 Ago 2021. Video, 11 min: 46 seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5kWEBb8bzzc.
PINAB UFPB. Curso de Formação “Práticas Integrativas em Saúde” na Unidade de Saúde da Família Vila Saúde. [internet] PINAB UFPB; Video, 5 min: 11 seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9TlV9tHD2CI
Miranda, S. A Teia do Envolvimento. in: Miranda, S. Oficina de dinâmica de grupos para empresas, escolas e grupos comunitários, vol 2. Campinas -SP: Papirus. 2000, p:23
Cortez, LC; Jeukens, MMF. Fitoterápicos na atenção primária à saúde: revisão da literatura/Phytotherapeutics in primary health care: literature revision. Arq Med Hosp Fac Cienc Med Santa Casa São Paulo. 2017; 62(3),150-155.
Cunha, VB; Batista, RDC; Freitas, CSC. Fortalecimento da identidade e cuidado em saúde: perspectivas da biodança na comunidade. SANARE-Ver Políticas Públicas, 2020; 19(2).
Bortolini, GA et al. Ações de alimentação e nutrição na atenção primária à saúde no Brasil. Rev Panam Salud Pública, 2020; 44, p. e39.
Marinho, RBDM et al. A TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA NA APS-FORMANDO REDES E PARTILHANDO SABERES. Cad Edu Saude e Fis. 2019; 6(12).
Neves, LCP; Selli, L; Junges, R. A integralidade na Terapia Floral e a viabilidade de sua inserção no Sistema Único de Saúde. Mundo saúde (Impr.), 2010, 57-64.
Rodrigues, APME et al. Hortas comunitárias, educação popular e segurança alimentar e nutricional: aprendizados e desafios com base em uma experiência. 2016.
Diniz, NR et al. Promoção de massoterapia entre servidores de uma universidade pública da paraíba. Anais do VII CIEH. Campina Grande: Realize Editora, 2020.
Coqueiro NF; Vieira, FRR; Freitas, MMC. Arteterapia como dispositivo terapêutico em saúde mental. Acta Paulista de Enfermagem [online]. 2010, 23(6)[Acessado 17 Agosto 2021] , pp. 859-862. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0103-21002010000600022>. Epub 13 Jan 2011. ISSN 1982-0194. https://doi.org/10.1590/S0103-21002010000600022.
Marra, APA et al. Arteterapia e saúde mental: uma revisão bibliográfica. e-RAC, 2019; 8(1).
Medeiros, AM. Práticas integrativas e complementares no SUS: os benefícios do Yoga e da Meditação para a saúde do corpo e da alma. Correlatio, 2017; 16(2),283-301.
Dalmolin IS, Heidemann ITSB, Freitag VL. Práticas integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde: desvelando potências e limites . Rev Esc Enferm USP. 2019;53:e03506. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2018026603506
Cruz, PJSC. Educação Popular em Saúde, seus caminhos e desafios na realidade atual Brasileira. in: Cruz, PJSC (Org). EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE: desafios atuais. ed 1 São Paulo. Hucitec, 2018. p.21
Campos I. Interfaces entre espaços públicos e Centros de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de João Pessoa- PB [Dissertação de Mestrado]. João Pessoa: Programa de Pós- Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 2016. 219 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).