Espaços Formativos e de Sensibilização Quanto às Práticas Integrativas e Complementares em uma Unidade de Saúde da Família: Potencialidades e Desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p345-361

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Saúde Pública, Terapias Complementares.

Resumo

Diante do contexto do Sistema Único de Saúde e das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Medicina, o Módulo Horizontal A-2 traz uma proposta de conectar os aprendizados teóricos e a prática na rede de saúde. Com objetivos de construção de conhecimentos em práticas educativas em saúde, foram realizados dois cursos de Práticas Integrativas centrados em princípios da educação popular e em uma construção horizontal do conhecimento. Esses cursos foram realizados na Unidade de Saúde da Família - Vila Saúde e a sua construção deu-se em conjunto com a equipe e usuários da mesma. Os participantes entraram em contato com diversas práticas como a fitoterapia, terapia floral, biodança e vivências teatrais. Nesse contexto, foi possível identificar muitas potencialidades e dificuldades no desenvolvimento desses cursos, como a importância do interesse dos participantes e os problemas de infraestrutura na Unidade. Durante os cursos, o conhecimento construído permitiu um contato maior dos participantes com as práticas integrativas e uma visão ampliada sobre o cuidado. Além disso, os profissionais puderam se capacitar e conhecer novas práticas, o que possibilita uma melhoria no atendimento realizado. Para os estudantes, o curso trouxe uma visão ampla do sistema e da importância da educação em saúde no Sistema Único de Saúde.

Biografia do Autor

João Victor Bezerra Ramos, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Graduando de Medicina

José Augusto de Sousa Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Saúde Coletiva pela UFPB, Becharel em Enfermagem UFCG-CFP

Pedro José Santos Carneiro Cruz, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Docente do Departamento de promoção da saúde, Centro de Ciências Medicas-UFPB

Eduardo Henrique Lima Batista, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Graduando de Medicina

Gabrielle Maria Carvalho de Barros, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda de Medicina

Ayla Nóbrega Andre, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Graduanda de Medicina

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Publicado

2022-11-19

Como Citar

Ramos, J. V. B., Rodrigues, J. A. de S., Cruz, P. J. S. C., Batista, E. H. L., de Barros, G. M. C., & Andre, A. N. (2022). Espaços Formativos e de Sensibilização Quanto às Práticas Integrativas e Complementares em uma Unidade de Saúde da Família: Potencialidades e Desafios. aúde m edes, 8(sup2), 345–361. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p345-361

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Seção

Relato de Experiência

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