Espaços Formativos de Cuidado em Auriculoterapia na Atenção Primária à Saúde: Potencialidades e Desafios de uma Experiência

Autores

  • Edgar da Silva Fontes Universidade Federal da Paraíba-UFPB
  • Ingrid Gabriele de Souza Universidade Federal da Paraíba-UFPB
  • José Augusto de Sousa Rodrigues Universidade Federal da Paraíba
  • Pedro José Santos Carneiro Cruz Universidade Federal da Paraíba-UFPB
  • Eduardo Henrique Lima Batista Universidade federal da Paraíba-UFPB
  • Luan Henrique Marcolino Dias Universidade Federal da Paraíba-UFPB
  • Mayara Hannah Gomes da Silva Marques Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p363-382

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Terapias Complementares, Auriculoterapia.

Resumo

O objetivo do estudo é descrever a experiência de graduandos do segundo semestre do curso de medicina da UFPB durante o desenvolvimento de dois cursos de formação em Auriculoterapia oferecidos à comunidade da USF-Vila Saúde do bairro Cristo Redentor na cidade de João Pessoa/PB. Foi constituído a partir da experiência dos organizadores, associados a consulta documental, vídeos contendo depoimentos dos participantes e palestrantes sobre as avaliações sobre o andamento das atividades. Seguiu-se também o referencial teórico e metodologico da sistematização de experiências de Oscar Jara. No que tange à promoção de espaços formativos em Auriculoterapia na APS atualmente, elencamos alguns desafios e potencialidades evidenciados a partir das experiências vivenciadas. Os desafios relacionam-se a estrutura das unidades de saúde, que não oferecem infraestrutura adequada para tais atividades em grupo, com falta de materiais e insumos para organização da atividade, fato que foi sanado no segundo curso, transferindo-o para o salão paroquial da comunidade. Enquanto aspectos positivos destacamos o acesso a conhecimentos sobre Auriculoterapia e outras PICS na comunidade, tornando acessível esta prática na comunidade e fomentando o protagonismo comunitário relacionado às práticas integrativas para a promoção da saúde. Nesse sentido, o curso surge como uma tentativa de efetivar uma prática integral e complementar em saúde Bairro. A estruturação de espaços formativos trouxe grandes benefícios para usuários e profissionais de saúde e discentes. A criação e fomento de espaços dialógicos e pedagógicos como esse é de suma importância para a efetivação de práticas humanizadas e dialógicas no contexto da APS.

Biografia do Autor

Edgar da Silva Fontes, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Graduando de Medicina

Ingrid Gabriele de Souza, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Graduanda de Medicina

José Augusto de Sousa Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Saúde Coletiva pela UFPB, Becharel em Enfermagem UFCG-CFP

Pedro José Santos Carneiro Cruz, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Docente do Departamento de promoção da saúde, Centro de Ciências Medicas-UFPB

Eduardo Henrique Lima Batista, Universidade federal da Paraíba-UFPB

Graduando de Medicina

Luan Henrique Marcolino Dias, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Graduando em Medicina

Mayara Hannah Gomes da Silva Marques, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda de Medicina

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Publicado

2022-11-19

Como Citar

Fontes, E. da S., de Souza, I. G., Rodrigues, J. A. de S., Cruz, P. J. S. C., Batista, E. H. L., Dias, L. H. M., & Marques, M. H. G. da S. (2022). Espaços Formativos de Cuidado em Auriculoterapia na Atenção Primária à Saúde: Potencialidades e Desafios de uma Experiência. aúde m edes, 8(sup2), 363–382. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p363-382

Edição

Seção

Relato de Experiência

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