Processos (Trans)Formativos e Práticas de Cuidado: Experiências de uma Residente Multiprofissional em Saúde Indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p85-101

Palavras-chave:

SUS, Saúde Indígena, Educação em saúde

Resumo

Trabalhar com a saúde dos povos indígenas significa estar disposto/a a abrir mão dos conhecimentos hegemônicos para ser afetado/a por grupos com concepções de mundo, saúde e corpo próprias. Este é um relato de experiência de uma psicóloga estudante da Residência Multiprofissional em Saúde Indígena (RMSI) do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados. Serão utilizadas as anotações de Diário de Campo feitas ao final de cada campo de prática da Residência em diálogo com a literatura da Saúde Coletiva, Antropologia da Saúde e Psicologia Social Comunitária. Contextualizou-se o lugar de fala da autora, bem como o contexto da Reserva Indígena de Dourados e suas imediações, além do histórico da saúde indigenista no Brasil. As discussões foram feitas em três eixos, o primeiro apresentou as problemáticas da gestão da atenção básica e hospitalar na efetivação da atenção diferenciada e seus impactos na assistência aos/às indígenas. O segundo trouxe as vivências nos serviços de saúde, com ênfase nas relações entre trabalhadores/as e usuários/as. E o terceiro evidenciou a saúde na perspectiva dos/das Kaiowás e Guaranis, pela participação em cerimônias tradicionais. Conclui-se que as normativas que orientam este segmento não são efetivadas no cotidiano da assistência, e afirma-se que a saúde se dá nos encontros, em que é necessário respeitar as formas de ser e estar no mundo destes povos, para produzir cuidado e potência de vida, e não violações. Por fim, reitera o papel da RMSI como espaço privilegiado, e questiona-se os processos de seleção e formação dos/das residentes.Palavras-chave: Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Educação Continuada; Saúde de Populações Indígenas; Saúde Pública.

Biografia do Autor

Clara Gomes Machado, Universidade Federal da Grande Dourados - MS/Brasil

Graduada em Psicologia - Ênfase em Processos Psicossociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Psicoterapeuta humanista pelo Instituto Humanista de Psicoterapia (2018). Especialista em Saúde Indígena pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde - Ênfase em Atenção à Saúde Indígena do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (2021). Temas de interesse: Psicologia Social; Saúde Indígena; Conflitos Urbanos e Socioambientais; SUS; Saúde Coletiva; Sistema Prisional; Direitos Humanos.

Verônica Gronau Luz, Universidade Federal da Grande Dourados - MS/Brasil

Graduada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre  e Doutora em Saúde Coletiva, área de Epidemiologia, pelo Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências Médicas, UNICAMP, com estágio doutoral na University of Massachusetts Lowell, MA, EUA. Possui experiência docente na área de Nutrição em Saúde Coletiva, Saúde Coletiva, Epidemiologia e Saúde Indígena. Possui como campo de vinculação acadêmica as seguintes áreas e temas: Saúde Indígena, Segurança Alimentar e Nutricional, Saúde do Trabalhador, Agricultura Familiar e Trabalho Rural. É membro do Grupo Temático - Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva (GT-ANSC), da ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) e foi membro e presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSAN) no município de Dourados-MS (2016 a 2019). É docente adjunta no Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde - FCS, do Programa de Pós-Graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde e tutora e docente no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do HU da Universidade Federal da Grande Dourados.

Catia Paranhos Martins, Universidade Federal da Grande Dourados - Dourados/MS/Brasil

Psicóloga com graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela UNESP/Assis. Especialista em Saúde Mental pela UNICAMP e em Saúde do Trabalhador pela FIOCRUZ. Trabalhadora de vários pontos da atenção e da gestão do Sistema Único de Saúde, com destaque para o Ministério da Saúde, na Política HumanizaSUS. Atualmente, professora da graduação e pós-graduação em Psicologia e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Temas de estudo e trabalho: Psicologia Social, Saúde Coletiva, Sistema Único de Saúde, HumanizaSUS, Saúde Indígena/Indigenista, Gêneros, Saúde Mental, Loucura, Desejo, Esquizoanálise e Cartografias.

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Publicado

2022-11-19

Como Citar

Machado, C. G., Luz, V. G., & Martins, C. P. (2022). Processos (Trans)Formativos e Práticas de Cuidado: Experiências de uma Residente Multiprofissional em Saúde Indígena. aúde m edes, 8(sup2), 85–101. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p85-101

Edição

Seção

Relato de Experiência

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