Construindo o próprio chão: narrativas de reinvenções da docência universitária na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n1Supp193-204

Resumo

Relato de experiência de um grupo de docentes do Instituto Saúde e Sociedade da Unifesp, campus Baixada Santista, sobre processo vivido durante o período inicial de suspensão do calendário acadêmico em decorrência da pandemia de Covid-19. Compartilhamos reflexões sobre iniciativas coletivamente construídas e implementadas no período de março a agosto de 2020 e suas repercussões no processo formativo. As ações evidenciaram novas formas de ensinar, aprender e cuidar, que contribuíram sobremaneira para a construção posterior de debates e iniciativas comuns na instituição e na reestruturação das unidades curriculares subsequentes para a retomada do calendário acadêmico. Ao mesmo tempo, observou-se relatos de intensa frustração, exaustão e incertezas diante do que se apresentava em nossas vidas e na sociedade.

Biografia do Autor

Luciane Maria Pezzato, Instituto Saúde e Sociedade - Unifesp, campus Baixada Santista

Professora do Eixo Trabalho em SaúdeDepartamento de Saúde, Clínica e InstituiçõesInstituto Saúde e Sociedade - Unifesp, campus BSDoutorado em Saúde Coletiva - FCM/UnicampMestrado em Educação - FE/Unicamp

Anita Burth Kurka, Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS.

Doutora em Serviço Social pela PUC/SP, Docente do Curso de Serviço Social e do Eixo Trabalho em Saúde do Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS. 

Patrícia Martins Goulart, Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS.

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Autônoma de Barcelona. Docente do Eixo Trabalho em Saúde do Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS. 

Simone aparecida Ramalho, Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS.

Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, Docente do Eixo Trabalho em Saúde do Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS. 

Adriana Rodrigues Domingues, Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS

Doutora em Psicologia Social. Docente do Eixo Trabalho em Saúde do Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS.

Juarez Pereira Furtado, Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS.

Doutor em Saúde Coletiva. Docente do Eixo Trabalho em Saúde do Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS.  

Sheila de Melo Borges, Universidade Santa Cecília - Santos/SP.

Doutora em Ciências (Psiquiatria) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Universidade Santa Cecília - Santos/SP. Foi docente do Eixo Trabalho em Saúde do Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS

Maria de Fátima Ferreira Queiróz, Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS.

Doutora em Saúde Pública. Docente do Eixo Trabalho em Saúde do Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS.  

Helton Saragor de Souza, Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS.

Doutor em Ciências. Docente do Eixo Trabalho em Saúde do Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS. 

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Pezzato, L. M., Kurka, A. B., Goulart, P. M., Ramalho, S. aparecida, Domingues, A. R., Furtado, J. P., Borges, S. de M., Queiróz, M. de F. F., & Souza, H. S. de. (2021). Construindo o próprio chão: narrativas de reinvenções da docência universitária na pandemia. aúde m edes, 7(1Sup), 193–204. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n1Supp193-204