Construindo o próprio chão: narrativas de reinvenções da docência universitária na pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n1Supp193-204

Resumen

Relato de experiência de um grupo de docentes do Instituto Saúde e Sociedade da Unifesp, campus Baixada Santista, sobre processo vivido durante o período inicial de suspensão do calendário acadêmico em decorrência da pandemia de Covid-19. Compartilhamos reflexões sobre iniciativas coletivamente construídas e implementadas no período de março a agosto de 2020 e suas repercussões no processo formativo. As ações evidenciaram novas formas de ensinar, aprender e cuidar, que contribuíram sobremaneira para a construção posterior de debates e iniciativas comuns na instituição e na reestruturação das unidades curriculares subsequentes para a retomada do calendário acadêmico. Ao mesmo tempo, observou-se relatos de intensa frustração, exaustão e incertezas diante do que se apresentava em nossas vidas e na sociedade.

Biografía del autor/a

Luciane Maria Pezzato, Instituto Saúde e Sociedade - Unifesp, campus Baixada Santista

Professora do Eixo Trabalho em SaúdeDepartamento de Saúde, Clínica e InstituiçõesInstituto Saúde e Sociedade - Unifesp, campus BSDoutorado em Saúde Coletiva - FCM/UnicampMestrado em Educação - FE/Unicamp

Anita Burth Kurka, Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS.

Doutora em Serviço Social pela PUC/SP, Docente do Curso de Serviço Social e do Eixo Trabalho em Saúde do Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS. 

Patrícia Martins Goulart, Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS.

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Autônoma de Barcelona. Docente do Eixo Trabalho em Saúde do Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS. 

Simone aparecida Ramalho, Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS.

Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, Docente do Eixo Trabalho em Saúde do Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS. 

Adriana Rodrigues Domingues, Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS

Doutora em Psicologia Social. Docente do Eixo Trabalho em Saúde do Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS.

Juarez Pereira Furtado, Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS.

Doutor em Saúde Coletiva. Docente do Eixo Trabalho em Saúde do Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS.  

Sheila de Melo Borges, Universidade Santa Cecília - Santos/SP.

Doutora em Ciências (Psiquiatria) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Universidade Santa Cecília - Santos/SP. Foi docente do Eixo Trabalho em Saúde do Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS

Maria de Fátima Ferreira Queiróz, Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS.

Doutora em Saúde Pública. Docente do Eixo Trabalho em Saúde do Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS.  

Helton Saragor de Souza, Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS.

Doutor em Ciências. Docente do Eixo Trabalho em Saúde do Instituto Saúde e Sociedade/UNIFESP-BS. 

Citas

Gallo S. Bio(necro)política. In: Fiss DML, Uberti L. Quarentenário pequeno breviário dos tempos de pandemia. Revista Textura: Revista de Educação e Letras. 2021 Jan.-Mar.; 23(53):447-514.

Leher R. Universidade Pública Federal Brasileira: Future-se e a guerra cultural como expressões da autocracia burguesa. Educação & Sociedade. 2021; v. 42, e241425. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/TSQSX7dwJVVGyYW8bVFmWYm/

Serafim MP. Compreendendo o atual momento da educação superior brasileira: cultivando a mais lúcida consciência. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. 2019; 24(2). [citado em 2021 Ago. 16]. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/3715.

ANDES - Sindicato Nacional dos docentes de instituições de ensino superior. MEC corta 30% do orçamento de universidades e institutos federais. [03 de maio de 2019]. Disponível em: https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/mEC-corta-30-do-orcamento-de-universidades-e-institutos-federais1

Lourenço EAS, Lacaz FA, Goulart PM. Crise do capital e desmonte da Previdência no Brasil. Serv. Soc. Soc. 2017 Set.-Dez.; 130:467-486.

Fernandes SF, Nunes RJA, Almeida Neta AG, Menezes HF, Melo KCO, Freitas RJM, Soares TCM, Silva RAR. O uso do ensino remoto emergencial durante a pandemia da Covid-19: experiencia de docentes na educação superior em enfermagem. Revista Saúde em Redes, v. 7, Supl. 1 (2021). [citado em 2021 Jul. 12]. Disponível em: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/article/view/3239/608.

Nóvoa A. A pandemia de Covid-19 e o futuro da Educação. Revista Com Censo #22. 2020 Ago.; 7(3):08-12.

Benjamin W. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Benjamin, W. Magia e técnica, arte e política. 1st ed. São Paulo: Brasiliense; 1985. p. 197- 221.

Harvey D. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Arrablume; 2005.

Brasil. MEC. Portaria 343 de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - Covid-19. [citado em 2021 May 28]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm.

Freire P. Pedagogia do Oprimido. 42nd ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2005.

Cunha MAA. Narrar a minha experiência ou como buscar o lirismo em tempos de incertezas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica. 2020; 5(16):1535-1548, Edição Especial.

Goulart PM, Pezzato LM. Narrativas de si: Práticas em Educação e Saúde. Porto Alegre: Editora Rede Unidas; 2020. Disponível em: http://editora.redeunida.org.br/wp-content/uploads/2018/11/Livro-Narrativas-de-Si.pdf

Deleuze G. A literatura e a vida. In: Deleuze G. Crítica e clínica. Tradução Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34; 1997. p. 11-17.

Seixas CT, Merhy E, Feuerwerber LCM, Slomp Junior H, Cruz KT. A crise como potência: os cuidados de proximidade e a epidemia pela Covid-19. Interface: Comunicação, Saúde, Educação [online]. 2021, 25, supl. 1. [citado em: 2021 Jun. 24]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/interface.200379.

Brasil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF; 20 de dezembro de 1996. p. 27839.

Publicado

2021-12-30

Cómo citar

Pezzato, L. M., Kurka, A. B., Goulart, P. M., Ramalho, S. aparecida, Domingues, A. R., Furtado, J. P., Borges, S. de M., Queiróz, M. de F. F., & Souza, H. S. de. (2021). Construindo o próprio chão: narrativas de reinvenções da docência universitária na pandemia. aúde m edes, 7(1Sup), 193–204. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n1Supp193-204