Construindo o próprio chão: narrativas de reinvenções da docência universitária na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n1Supp193-204Resumen
Relato de experiência de um grupo de docentes do Instituto Saúde e Sociedade da Unifesp, campus Baixada Santista, sobre processo vivido durante o período inicial de suspensão do calendário acadêmico em decorrência da pandemia de Covid-19. Compartilhamos reflexões sobre iniciativas coletivamente construídas e implementadas no período de março a agosto de 2020 e suas repercussões no processo formativo. As ações evidenciaram novas formas de ensinar, aprender e cuidar, que contribuíram sobremaneira para a construção posterior de debates e iniciativas comuns na instituição e na reestruturação das unidades curriculares subsequentes para a retomada do calendário acadêmico. Ao mesmo tempo, observou-se relatos de intensa frustração, exaustão e incertezas diante do que se apresentava em nossas vidas e na sociedade.Citas
Gallo S. Bio(necro)política. In: Fiss DML, Uberti L. Quarentenário pequeno breviário dos tempos de pandemia. Revista Textura: Revista de Educação e Letras. 2021 Jan.-Mar.; 23(53):447-514.
Leher R. Universidade Pública Federal Brasileira: Future-se e a guerra cultural como expressões da autocracia burguesa. Educação & Sociedade. 2021; v. 42, e241425. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/TSQSX7dwJVVGyYW8bVFmWYm/
Serafim MP. Compreendendo o atual momento da educação superior brasileira: cultivando a mais lúcida consciência. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. 2019; 24(2). [citado em 2021 Ago. 16]. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/3715.
ANDES - Sindicato Nacional dos docentes de instituições de ensino superior. MEC corta 30% do orçamento de universidades e institutos federais. [03 de maio de 2019]. Disponível em: https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/mEC-corta-30-do-orcamento-de-universidades-e-institutos-federais1
Lourenço EAS, Lacaz FA, Goulart PM. Crise do capital e desmonte da Previdência no Brasil. Serv. Soc. Soc. 2017 Set.-Dez.; 130:467-486.
Fernandes SF, Nunes RJA, Almeida Neta AG, Menezes HF, Melo KCO, Freitas RJM, Soares TCM, Silva RAR. O uso do ensino remoto emergencial durante a pandemia da Covid-19: experiencia de docentes na educação superior em enfermagem. Revista Saúde em Redes, v. 7, Supl. 1 (2021). [citado em 2021 Jul. 12]. Disponível em: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/article/view/3239/608.
Nóvoa A. A pandemia de Covid-19 e o futuro da Educação. Revista Com Censo #22. 2020 Ago.; 7(3):08-12.
Benjamin W. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Benjamin, W. Magia e técnica, arte e política. 1st ed. São Paulo: Brasiliense; 1985. p. 197- 221.
Harvey D. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Arrablume; 2005.
Brasil. MEC. Portaria 343 de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - Covid-19. [citado em 2021 May 28]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm.
Freire P. Pedagogia do Oprimido. 42nd ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2005.
Cunha MAA. Narrar a minha experiência ou como buscar o lirismo em tempos de incertezas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica. 2020; 5(16):1535-1548, Edição Especial.
Goulart PM, Pezzato LM. Narrativas de si: Práticas em Educação e Saúde. Porto Alegre: Editora Rede Unidas; 2020. Disponível em: http://editora.redeunida.org.br/wp-content/uploads/2018/11/Livro-Narrativas-de-Si.pdf
Deleuze G. A literatura e a vida. In: Deleuze G. Crítica e clínica. Tradução Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34; 1997. p. 11-17.
Seixas CT, Merhy E, Feuerwerber LCM, Slomp Junior H, Cruz KT. A crise como potência: os cuidados de proximidade e a epidemia pela Covid-19. Interface: Comunicação, Saúde, Educação [online]. 2021, 25, supl. 1. [citado em: 2021 Jun. 24]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/interface.200379.
Brasil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF; 20 de dezembro de 1996. p. 27839.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).