Sala de situação em saúde como estratégia de vigilância local da Covid-19: Relato de Experiência no Oeste Baiano
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p313-325Resumo
A velocidade de expansão dos casos de COVID-19 exige a organização de estratégias de vigilância local para planejar ações de enfrentamento. Trata-se de relato de experiência do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde Interprofissionalidade da Universidade Federal do Oeste da Bahia, na elaboração de Sala de Situação em Saúde da COVID-19 com quatro Equipes de Saúde da Família parceiras do programa em município de referência macrorregional do oeste baiano. A SDSS foi construída de forma remota, precedida de discussão coletiva referente ao conceito, aplicações, condicionantes histórico-político-institucionais, qualidade dos registros e dados em saúde, dimensões para implantação e desafios. Em sequência, foram coletadas informações dos usuários presentes nas fichas de notificação dos casos suspeitos e confirmados de COVID-19 das EqSF, registrados no período entre março e agosto de 2020, o que possibilitou a construção de banco de dados com apoio dos profissionais e gerentes das EqSF por meio de formulário eletrônico. Os dados foram apresentados e debatidos com diferentes atores da Universidade, da gestão e da assistência, em análise comparativa dos quatros territórios adscritos. Destacaram-se como desafios as fragilidades no registro das informações pelas EqSF nas fichas de notificação e o grande volume de informações a serem transferidas do formato manual para o banco de dados eletrônico. A SDSS teve como potencialidades a troca coletiva de saberes e vivências, o reconhecimento dos nós críticos do processo de trabalho e das necessidades de reorganização das ações, revelando-se como potente estratégia de vigilância, planejamento e gestão da situação local da COVID-19.Referências
Barreto ML, Barros AJD, Carvalho MS, Codeço CT, Hallal PRC, Medronho RA, et al. O que é urgente e necessário para subsidiar as políticas de enfrentamento da pandemia de COVID-19 no Brasil? Rev. bras. epidemiol. 2020 Abr.;23: 23-22.
Organização Mundial da Saúde (OMS). Folha informativa COVID-19 - Escritório da OPAS e da OMS no Brasil; 2020.
Ministério da Saúde (Brasil). Painel Coronavírus [Acesso em 15 de outubro de 2020]. Disponível em <https://covid.saude.gov.br/>
Diário Oficial Barreiras-BA. Edição 3153, 17 de março de 2020, ano 14.
Boletim Informativo Coronavírus (COVID-19) em Barreiras-BA. n. 319. 2020. Dez.
Daumas RP, Silva GA, Tasca R, Leite IC, Brasil P, Greco DB, et al. El papel de la atención primaria en el sistema de salud brasileño: límites y posibilidades para combatir COVID-19. Cad. Saúde Pública. 2020 Jun; 36 (6).
Harzheim E, Martins C, Wollmann L, Pedebos LA, Faller LA, Marques MC, et al. Ações federais para apoio e fortalecimento local no combate ao COVID-19: a Atenção Primária à Saúde (APS) no assento do condutor. Ciênc. saúde coletiva. 2020 Jun; 25(1): 2493-2497.
Fernandes L, Ortega F. A Atenção Primária no Rio de Janeiro em tempos de Covid-19. Rev. Physis. 2020 Sep; 30 (3).
Câmara TMA. Plano de implementação da sala de situação na diretoria geral de gestão do trabalho da secretaria municipal de saúde do Recife. Monografia (Especialização em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde) 2011, 45f – Departamento de Saúde Coletiva, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz.
Deininger LSC, Lucena KDT, Figueiredo DCMM, Silva CC, Oliveira AEC, Anjos UU. A sala de situação da dengue como ferramenta de gestão em saúde. Saúde debate. 2014 Jan-Mar.; 38(100): 50-56.
Almeida Rodrigo Guimarães dos Santos, Teston Elen Ferraz, Medeiros Arthur de Almeida. A interface entre o PET-Saúde/Interprofissionalidade e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Saúde debate [Internet]. 2019 Aug [Acesso em 28 Nov 2020]; 43(spe1): 97-105.
Almeida, MEB. Educação a Distância na Internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa. 2003; Jul./Dez; 29 (2): 327-340.
Samico I, Hartz ZMA, Felisberto E, Frias PG. A sala de situações na Unidade de Saúde da Família: o Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB) como instrumento para o planejamento local. Saúd debate. 2002; 26(61): 236-244.
Rossi FR, Silva MAD. Fundamentos para processos gerenciais na prática do cuidado. Rev esc enferm USP. 2005; 39(4): 460-468.
Ministério da Saúde (Brasil), Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (AMAQ). Brasília: Ministério da Saúde; 2012.
Ministério da Saúde (Brasil). Sala de Situação em Saúde: compartilhando as experiências do Brasil. Brasília: Ministério da Saúde; 2010.
Finer N, Garnett SP, Bruun JM. Covid-19 and obesity. Clinical Obesity. 2020; 10(3).
Ministério da Saúde (Brasil). Secretaria de atenção primária à saúde. Nota técnica: Atenção a pessoas com doenças crônicas na APS diante da situação de pandemia de COVID-19 (coronavírus). Brasília Ministério da Saúde; 2020.
Pesaro AFP, Teixeira HJ, Bragante MAB, Silva JRC, Araújo NS. A reinvenção do conceito de sala de situação na gestão pública para o monitoramento do plano estadual de assistência social do Estado de São Paulo (PEAS) visando à consolidação de estratégias e o fortalecimento da gestão do trabalho socioassistencial. In: 10º Congresso CONSAD de Gestão Pública, 2017, Brasília.
Associação brasileira de saúde coletiva (ABRASCO). Fortalecer a Estratégia Saúde da Família no enfrentamento da Covid-19 – Posicionamento da Rede APS, da Abrasco.
Albuquerque IMN, Santos LTV, Dias FIS, Lopes CR. Sala de situação para tomada de decisão: percepção dos profissionais que atuam na atenção básica à saúde de Sobral-Ceará. SANARE. 2013; 12(2): 40-46.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).