Práticas de cuidado multiprofissional durante a pandemia da COVID-19

Multiprofessional care practices during the COVID-19 pandemic

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n3.3794

Resumo

Objetivo: Descrever sobre as práticas de cuidado multiprofissional durante a pandemia da COVID-19. Método: Trata-se de revisão integrativa. A busca na literatura foi realizada nas seguintes bases de dados: National Library of Medicines; Base de dados bibliográficas especializada na área de Enfermagem; Literatura Latino-Americana em ciências da saúde. Foram adotados os seguintes critérios de inclusão dos materiais: artigos originais com abordagens metodológicas qualitativas, quantitativas, mistas, relatos de experiência, revisões integrativas e de escopo publicados nos anos de 2020-2021, manuscritos completos, idioma de base português brasileiro e que retrate práticas multiprofissionais de cuidar realizadas na pandemia da COVID-19. Para análise dos treze artigos selecionados foi utilizado o referencial teórico de Bardin. Resultados: Foram criadas duas categorias intituladas: Cuidados multiprofissionais envolvendo medidas de biossegurança e educação em saúde” e “Gestão do ambiente de cuidado e atendimento multiprofissional por teleconsultas”. Conclusões: As descrições sinalizam para práticas de cuidados multiprofissionais relacionadas a biossegurança dos profissionais, envolvendo o uso de equipamentos de proteção individual na prestação de cuidado seguro, lavagem das mãos, paramentação e desparamentação correta, elaboração de protocolos para enfrentamento da pandemia, gerenciamento de ambientes de cuidar, educação em saúde a partir de diálogos compartilhados entre os membros da equipe de saúde, educação permanente em saúde, capacitações para o enfrentamento da pandemia e redução de aglomerações por meio das teleconsultas. Palavras-chave: Assistência Integral à Saúde; Infecções por coronavírus; Saúde Pública.

Biografia do Autor

Nayara Kalila dos Santos Bezerra, Universidade Federal de Roraima

Enfermeira. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Roraima.

Gleidilene Freitas da Silva, Universidade Federal de Roraima

Enfermeira. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Roraima.

Rejane Cristina de Araújo, Universidade Federal de Roraima

Enfermeira. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Roraima.

Natália Carvalho Barbosa de Sousa, Universidade Federal de Roraima

Enfermeira. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Roraima.

Thalyta Ketlen de Melo Oliveira, Universidade Federal de Roraima

Enfermeira. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Corpo e Saúde. Universidade Federal de Roraima.

Paulo Sergio da Silva, Universidade Federal de Roraima - Curso de Bacharelado em Enfermagem.

Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2016). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012). Especialista em Processos de Mudança nos Serviços de Saúde e no Ensino Superior (2009) e Graduado em Enfermagem (2008), ambas realizadas no Centro Universitário Serra dos Órgãos. Experiência profissional como enfermeiro assistencial pelo Ministério da Saúde, com lotação no Serviço de Atenção Domiciliar do Hospital Federal do Andaraí. Atualmente Professor Efetivo Adjunto A do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Roraima - UFRR e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Corpo e Saúde (GEPECS). Os termos mais frequentes na produção científica do seu Currículo Lattes, são: Cuidados de Enfermagem, Corpo, Ambientes/Espaços/Cenários de Ensinar e Cuidar. 

Downloads

Publicado

2023-09-22

Como Citar

Bezerra, N. K. dos S. ., Silva, G. F. da, Araújo, R. C. de, Sousa, N. C. B. de, Oliveira, T. K. de M., & Silva, P. S. da. (2023). Práticas de cuidado multiprofissional durante a pandemia da COVID-19: Multiprofessional care practices during the COVID-19 pandemic. aúde m edes, 9(3), 3794. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n3.3794

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)