Fortalecendo a Educação Continuada em Saúde: Letramento em Saúde por meio de cursos MOOC

Strengthening Continuing Health Education: Health Literacy through MOOC Courses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n1.4251

Resumo

Objetiva-se relatar o processo de curadoria realizada em cursos MOOC, disponíveis pela plataforma Lumina educação para todos- Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS), destinados a profissionais da saúde, da educação, da assistência social, da segurança e do conselho tutelar, pois o cuidado deve permear áreas multiprofissionais. Trata-se de uma pesquisa documental que buscou obter materiais cientificamente validados por meio de revisão da literatura e dos meios de comunicação, no período compreendido entre junho e julho de 2022. A curadoria, atentou-se primordialmente ao contexto social, em particular à conturbada pandemia do Covid-19, inextricavelmente entrelaçada com a disseminação desenfreada de informações, denominadas infodemias. Ainda assim, para sustentar as discussões, propõe-se a exposição do processo de construção individual de cada curso. A realização das curadorias nos cursos MOOCs gerou uma ampla discussão em relação ao LS, o que permitiu uma abrangência temática para os profissionais da área da saúde.   Palavras-chave: Curadoria de Dados; Educação; Letramento em Saúde; Cursos.

Downloads

Publicado

2024-03-03

Como Citar

Araujo Londero, C. . ., de Almada Ghiorzi, B. ., Canavese , D. ., & Polidoro, M. . (2024). Fortalecendo a Educação Continuada em Saúde: Letramento em Saúde por meio de cursos MOOC: Strengthening Continuing Health Education: Health Literacy through MOOC Courses. aúde m edes, 10(1), 4251. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n1.4251

Edição

Seção

Artigos Originais