Estágio Curricular Supervisionado: relato da experiência discente em uma unidade básica de saúde

Supervised Curricular Internship: report of the student experience in a Basic Health Unit

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n1.4294

Resumo

Objetivo: relatar experiências vivenciadas por estagiárias de enfermagem, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, durante as atividades de estágio em uma Unidade Básica de Saúde do município de Petrolina-PE. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido a partir da atuação das estagiárias em um serviço de atenção básica no período de janeiro a abril de 2022. Descrição  da  experiência: As atividades desenvolvidas durante esse período mostraram os desafios que envolvem a rotina do profissional de enfermagem, bem como suas atribuições e responsabilidades com a população adscrita. Destaca-se que a experiência permitiu a aproximação com o Sistema Único de Saúde em um contexto de pandemia, sendo possível identificar as dificuldades enfrentadas na rotina e a necessidade de reinventar o processo de trabalho para garantir assistência de qualidade aos usuários. As atividades desenvolvidas e/ou acompanhadas foram: atendimento aos sintomáticos respiratórios; atendimento às pessoas com arboviroses; notificação de doenças e agravo; vacinação; saúde da mulher e planejamento familiar e reprodutivo; pré-natal; desfecho de gestação; saúde da criança e adolescente; ações voltadas ao rastreio e tratamento de casos de hanseníase; curativos e outros procedimentos; consulta compartilhada; visita domiciliar; territorialização e perfil epidemiológico; e gerenciamento de serviços de saúde. Conclusões: O Estágio Curricular Supervisionado configurou-se como ferramenta importante para o crescimento pessoal e profissional, a partir da aproximação com o cenário de trabalho e vivências que exigiam o raciocínio clínico para a tomada de decisão em enfermagem. 

Biografia do Autor

Thaysa Maria Vieira Justino, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Enfermeira; Residente em Saúde da Família pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE, Brasil.

Kalliny Mirella Gonçalves Barbosa, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeira; Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Petrolina, PE, Brasil.

Fernanda Maria Araújo Ribeiro, Faculdade CGESP

Enfermeira; Especialista em Saúde da Família pela Faculdade CGESP; Petrolina, PE, Brasil.

Emily Fernandes Pereira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduanda em Enfermagem; Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE, Brasil.

Rillary Amaral Camelo Calheiros , Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduanda em Enfermagem; Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE, Brasil.

Francielma Sales Ribeiro, Universidade Paulista

Graduanda em Enfermagem; Universidade Paulista, Petrolina, PE, Brasil.

Sued Sheila Sarmento

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Docente do Colegiado de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-02-26

Como Citar

Vieira Justino, T. M., Gonçalves Barbosa, K. M. ., Araújo Ribeiro, F. M. ., Fernandes Pereira, E. ., Amaral Camelo Calheiros , R. ., Sales Ribeiro, F. ., & Sheila Sarmento, S. . (2024). Estágio Curricular Supervisionado: relato da experiência discente em uma unidade básica de saúde: Supervised Curricular Internship: report of the student experience in a Basic Health Unit. aúde m edes, 10(1), 4294. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n1.4294

Edição

Seção

Relato de Experiência