Atividade de integração ensino-serviço-comunidade com foco na educação interprofissional: significados para o trabalho em equipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n3.4386

Palavras-chave:

Educação Interprofissional, Relações Interprofissionais, Serviços de Integração Docente-Assistencial, Pesquisa Qualitativa, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Introdução: Educação interprofissional (EIP) com estímulo a práticas colaborativas tem potencial para melhorar a experiência de cuidado em saúde. Objetivo: Compreender o significado da atividade de integração ensino-serviço-comunidade, orientada pelas bases teóricas da EIP, para o processo de trabalho em equipe na Atenção Primária à Saúde (APS). Métodos: Pesquisa de abordagem qualitativa fenomenológica. Entrevistas individuais semiestruturadas foram realizadas com agentes comunitários de saúde (ACS), gestores da APS e residentes. O material foi interpretado pela análise de conteúdo, apoiada pelo software Visual Qualitative Data Analysis (ATLAS.ti). Resultados: Participaram do estudo 15 ACS, cinco gestores e dois residentes (n=22). Por meio de dinâmica pedagógica interativa, a atividade de EIP possibilitou troca de saberes/experiências e aprendizado compartilhado entre profissões da saúde. Destacou o conhecimento sobre o papel profissional/valorização de ACS, estimulando a disponibilidade para o aprender e ensinar. Produziu espaços de discussão de casos/situações que trouxe novas possibilidades de pensar-agir saúde. A construção coletiva de ferramentas de cuidado oportunizou sua incorporação ao trabalho das equipes, o que motivou os profissionais e qualificou o cuidado aos usuários-famílias. Diferenças de reconhecimento/valorização que determinadas profissões apresentam para os usuários foram percebidas por ACS. Conclusões: A interação entre profissões no cotidiano do trabalho promoveu o desenvolvimento de competências colaborativas voltadas à comunicação interprofissional, ao conhecimento sobre o papel de cada núcleo dentro do processo de trabalho em equipe e ao cuidado centrado no paciente/usuário. Novas pesquisas são recomendadas, analisando os efeitos da contratualização da APS e as mudanças na Política Nacional de Atenção Básica na educação/trabalho interprofissional.

Biografia do Autor

Gabriel Brazil de Paula, Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Cirurgião-dentista. Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Brasília, DF, Brasil

Renyelle Schwantes de Souza, Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMSPOA)

Cirurgiã-dentista. Mestra em Ensino na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Secretaria Municipal de Saúde, Porto Alegre, RS, Brasil

Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação. Professora associada do Departamento de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

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Publicado

2024-10-28

Como Citar

Paula, G. B. de, Souza, R. S. de, & Toassi, R. F. C. (2024). Atividade de integração ensino-serviço-comunidade com foco na educação interprofissional: significados para o trabalho em equipe . aúde m edes, 10(3), 4386. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n3.4386

Edição

Seção

Artigos Originais